Notícias
Evento aconteceu na terça-feira, dia 3 de março, e contou com a presença do diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel
Seminário do Fundo Setorial do Audiovisual reúne produtores iniciantes no Rio de Janeiro
A ANCINE realizou, na última terça-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, o Seminário Fundo Setorial do Audiovisual para Produtores Independentes. Voltado a produtores com pouca experiência profissional e com o objetivo de tirar dúvidas e passar informações sobre o Fundo Setorial do Audiovisual e o Programa Brasil de Todas as Telas, o evento, realizado na sala Sidney Miller da Funarte, contou a participação de cerca de 150 produtores e diversos profissionais da ANCINE. As atividades foram abertas com um discurso do diretor-presidente da Agência, Manoel Rangel. “É um prazer ter a oportunidade de ter este encontro e poder compartilhar o conjunto das ações e das experiências de política e apoio ao setor que a ANCINE conduz”, disse Rangel, que teve sua fala seguida de uma breve sessão de perguntas e respostas.
Em seguida, o coordenador de planejamento de fomento da ANCINE, Rodrigo Camargo, fez uma apresentação sobre os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) nos últimos anos. Rodrigo foi seguido pelo especialista em regulação Daniel Tonacci, que falou sobre os editais do Programa Brasil de Todas as Telas voltados ao desenvolvimento de projetos e respondeu a perguntas dos produtores presentes.
O evento teve prosseguimento na parte da tarde com palestras dos servidores Andréa Bayer, que deu orientações a respeito dos procedimentos para o registro de agentes econômicos na ANCINE, e Ricardo Cardoso, que apresentou as oportunidades oferecidas pelos editais do Programa Brasil de Todas as Telas voltados à produção e difusão de conteúdo. No encerramento do seminário, a cineasta Julia Murat e o produtor Marcello Maia apresentaram estudos de caso sobre seus projetos "Histórias que só existem quando lembradas" e "As grandes entrevistas do Pasquim".
Karen Medeiros, da Birô Filmes, veio do Amazonas especialmente para o seminário. “Em Manaus, por uma questão de distância dos grandes polos de cinema, ficamos dependentes das informações apenas contidas na internet. Estar com as pessoas que coordenam a seleção dos projetos é importante porque, além de saciar algumas dúvidas, ainda dá oportunidade de interagir com cineastas de diferentes lugares.”
Esta edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual para Produtores Independentes foi uma iniciativa da ANCINE a partir de uma solicitação do movimento "Rio: mais cinema, menos cenário".