Notícias
Os seminários destinam-se aos operadores do mercado cinematográfico e audiovisual, produtores, diretores, realizadores, distribuidores e exibidores que irão conhecer a nova face tecnológica da indústria no Brasil e no mundo.Os seminários serão gratuitos e estarão abertos aos profissionais da área.
SEMINÁRIO DE CINEMA DIGITAL (Rio de Janeiro, 19/08/2004)
Comunicado à Imprensa
Rio de Janeiro, 19/08/2004 - A Agência Nacional do Cinema - ANCINE dá início nesta quinta-feira, dia 19 de agosto à primeira etapa do Ciclo de Seminários Cinema Digital: Novas Formas de Exibição, a ser realizado durante o Festival de Cinema de Gramado, RS. A difusão destas informações é de grande importância para o mercado de cinema e audiovisual, constituindo-se numa evolução irreversível no horizonte comercial de produtores, diretores, distribuidores e exibidores.
O ciclo terá ainda outras 3 etapas quando chegará ao Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Os seminários pretendem familiarizar os profissionais da atividade com as novas formas de exibição digital que já estão sendo implantadas nos mercados cinematográfico e audiovisual brasileiros e, em alguns casos, com tecnologia 100% nacional.
Os seminários destinam-se aos operadores do mercado cinematográfico e audiovisual, produtores, diretores, realizadores, distribuidores e exibidores que irão conhecer a nova face tecnológica da indústria no Brasil e no mundo.Os seminários serão gratuitos e estarão abertos aos profissionais da área.
Para discutir os novos sistemas de exibição, a ANCINE contará com a colaboração de alguns dos mais importantes especialistas no Brasil: Luiz Gonzaga Assis de Luca, José Augusto de Blasiis e Fabio Lima.
- Luiz Gonzaga Assis de Luca é PhD em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Diretor de Relações Institucionais do Grupo Luiz Severiano Ribeiro. É o autor da única tese brasileira de Doutorado sobre o tema: Cinema Digital: As mudanças e transformações de um novo cinema. Foi Superintendente de Comercialização da Embrafilme e produtor de curtas e longas metragens, além de Consultor para seleção de filmes nas comissões do BNDES, do TV-Cinema da TV Cultura e da Petrobras. É também professor do Curso Film & Television Business da Fundação Getulio Vargas. Tem amplo conhecimento da área de cinema digital e de novas tecnologias de exibição cinematográfica.
A palestra de Luiz Gonzaga Assis de Luca discorrerá sobre as indicações técnicas da tecnologia de exibição digital. Aspectos econômicos da exibição digital e a ordenação da substituição tecnológica: NEWCO e DCI. Também constarão da palestra as alterações na exploração de conteúdos digitais e o E-Cinema: novos modelos operacionais.
- José Augusto de Blasiis é Diretor de Operações da Casablanca Lab que desenvolveu os novos serviços de pós-produção de cinema do Grupo Casablanca/Teleimage e pioneiro no desenvolvimento e na implantação do parque técnico de pós-produção em HDTV e SD no Brasil. É professor de História da TV e de História do Cinema Brasileiro na Fundação Getulio Vargas. Na UMESP, em São Bernardo do Campo foi responsável pelas cadeiras de Direção de Programas, Técnicas de Produção, História da Cultura e das Artes no Brasil e foi chefe do Departamento de Teoria e Pesquisa.
A palestra de José Augusto de Blasiis abordará as novas tecnologias para o setor, no estágio denominado de pré-tecnologias, as decisões do DCI e as novas regras de exibição digital: o desenvolvimento destas tecnologias no exterior, sistemas existentes no mercado e as novas propostas para sistemas de exibição no Brasil.
- Fábio Lima é sócio-fundador da Rain Network, onde atua como Diretor Operacional. A empresa é especializada em tecnologias de compressão, projeção e som, masterização e distribuição digital. Trabalhou como executivo da LabOne Systems, empresa do Grupo Abril voltada para a convergência de mídias. É consultor de convergência de tecnologia para as principais emissoras de TV do país. Graduou-se em Rádio e Televisão pela Universidade Metodista de São Paulo e foi fundador também da agência de publicidade Simple Quatro e da Interactus Marketing Esportivo.
Fábio Lima falará sobre a importância da Masterização digital e em alta definição, e da implantação de uma rede para distribuição digital em cinemas - desafios e modelos de negócio, e expansão do mercado exibidor viabilizada pela digitalização. Além desta apresentação, Fabio Lima fará uma demonstração com um dos equipamentos possíveis de exibição digital, com tecnologia de distribuição e gerenciamento 100% nacional, assunto de grande interesse no mercado exibidor brasileiro.
Cada seminário terá a duração de 1 dia inteiro.
Datas e endereços:
Gramado : - dia 19 de agosto, local: Centro de Eventos da UFRGS, Rua São Pedro, 663 - Centro - Gramado/RS.
Rio de Janeiro : - dia 25 de agosto, local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna,
Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo.
Recife : - dia 9 de setembro, local: Fundação Joaquim Nabuco, Rua Henrique Dias, 609, Derby.
São Paulo : - dia 15 de setembro, local: Auditório do Museu da Imagem e do Som,
Avenida Europa, 158 - Jardim Europa.
Horários e palestrantes:
10 às 10h30 : ANCINE - apresentação
10h30 às 12h30: Luiz Gonzaga de Luca
12h30 às 14h00: almoço
14h00 às 16h00: José Augusto de Blasiis
16h00 às 18h00: Fábio Lima
A realização do primeiro Ciclo de Seminários Cinema Digital: Novas Formas de Exibição, atende ao disposto no Capítulo IV, Seção I, Artigo 6º. Inciso X, da Medida Provisória 2.228-1, que estabelece Objetivos e Competências da ANCINE, no que se refere ao estímulo da capacitação dos recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico da indústria cinematográfica e videofonográfica nacional.
Veja aqui a palestra de Luiz Gonzaga De Luca
Assessoria de Comunicação
ANCINE