Notícias
Foram beneficiados 29 complexos cinematográficos nos quatro estados da Região Sudeste
Seis novos projetos credenciados no RECINE
Seis novas portarias publicadas hoje no Diário Oficial da União credenciaram novos projetos no
RECINE - Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica
. Foram credenciados cinco projetos relativos a 28 complexos na categoria Modernização ou Atualização Tecnológica de Complexos de Exibição Cinematográfica e um projeto na categoria Construção ou Implantação de Novos Complexos de Exibição Cinematográfica, nos quatro estados da Região Sudeste.
A Cinemark Brasil S/A credenciou projetos de modernização de 18 complexos cinematográficos por meio das
Portarias nº 39 e 42
. A maioria dos complexos fica no estado de São Paulo – dez na capital paulista e seis em cidades do interior – além de um em Niterói (RJ) e outro em Vitória (ES).
A
Portaria nº 37
habilitou no RECINE um projeto da Redecine Litoral Cinematográfica Ltda. para a modernização de um complexo em Praia Grande (SP) e a
Portaria nº 38
possibilitará a modernização de três salas do Complexo Lui Cinematográfica Topázio, em Indaiatuba (SP). A
Portaria nº 40
habilita projeto para a modernização de oito complexos da Delta Filmes Ltda. em Minas Gerais (seis na capital Belo Horizonte, um na cidade de Betim e um em Contagem). Outro projeto da Delta Filmes, este enquadrado pela
Portaria nº 41
na categoria Construção ou Implantação de Novos Complexos de Exibição Cinematográfica, prevê a construção de um novo complexo em Betim (MG) com sete salas de exibição.
O
RECINE
foi instituído pela Lei 12.599/2012 e teve seus dispositivos regulamentados pelo Decreto 7.729/2012. É um regime especial de tributação que integra o Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ, voltado à expansão e modernização do parque exibidor brasileiro, com ênfase na digitalização das salas. O RECINE determina que as operações de aquisição no mercado interno ou de importação voltadas à implantação ou a modernização de salas de cinema serão desoneradas de todos os tributos federais incidentes – Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Contribuição para o PIS/PASEP, COFINS, PIS-Importação e COFINS-Importação.
O Programa
CINEMA PERTO DE VOCÊ
foi criado para ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em nosso país. É um plano de ação governamental destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição no Brasil. O programa compreende linhas de crédito e investimento para a implantação de complexos de exibição, medidas tributárias de estímulo à descentralização e expansão do parque exibidor e o Projeto Cinema da Cidade.