Notícias
Proponentes têm prazo de até cinco dias úteis para apresentar recursos
SAv/MinC divulga resultado da 2ª fase de seleção dos editais Longa DOC e Longa BO do Programa Brasil de Todas as Telas
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) divulgou, em duas portarias publicadas no Diário Oficial da União, na última terça-feira, 15 de dezembro, o resultado preliminar da segunda fase de seleção dos projetos de produção independentes documentais (Longa DOC) e de obras cinematográficas de ficção de longa-metragem de baixo orçamento (Longa BO) do Programa Brasil de Todas as Telas.
As listas de projetos classificados e não classificados nos dois editais e suas respectivas médias finais de pontuação estão disponíveis para consulta no site do Ministério da Cultura . Os proponentes têm um prazo de até cinco dias úteis para apresentar recursos, por meio de formulário específico, também disponível no site do MinC .
O edital Longa BO vai selecionar nove projetos de longa-metragem de baixo-orçamento (até R$ 1,5 milhão) que tenham uma proposta de inovação de linguagem e estímulo à formação de novos cineastas. Já o Longa DOC destina-se a contemplar 12 projetos de documentários de longa-metragem com orçamento de até R$ 1 milhão.
Saiba mais sobre o Programa Brasil de Todas as Telas
O Programa Brasil de Todas as Telas , lançado em julho de 2014, pela presidenta Dilma Rousseff, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O Programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA.
O resultado do primeiro ano do Programa superou as metas estabelecidas. Foram 306 longas- metragens e 433 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento em desenvolvimento de projetos também foi bem sucedida, rendendo a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do país, e projetando o desenvolvimento de 620 projetos.
O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 foi lançado no dia 1º de outubro, no Rio de Janeiro, em cerimônia com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, garantindo a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro.
* com informações do site do Ministério da Cultura