Notícias
Uma maior integração entre os países associados e mecanismos de tratamento comum aos filmes do Mercosul. Estes foram os principais pontos discutidos na reunião da RECAM que aconteceu no último dia 17 de novembro em Salvador BA.
RECAM SE REÚNE EM SALVADOR
Comunicado à Imprensa
RECAM se reúne em Salvador
Uma maior integração entre os países associados e mecanismos de tratamento comum aos filmes do Mercosul. Estes foram os principais pontos discutidos na reunião da RECAM (Reunião das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul) que aconteceu no último dia 17 de novembro em Salvador – BA.
A RECAM elaborou uma proposta de resolução do grupo do Mercado Comum, a partir da qual será feita uma consulta aos agentes privados do mercado cinematográfico e aos órgãos de governo dos países associados para estabelecer parâmetros de tratamento de filme local para os filmes originários dos países do bloco, estabelecendo assim a cota de tela do Mercosul. A expectativa é de que este processo de consulta e análise das propostas dure cerca de 120 dias.
Outra proposta que está sendo analisada pela RECAM é o Certificado de Nacionalidade do Mercosul para obras cinematográficas, com o objetivo de possibilitar que os certificados locais dos países membros sejam válidos nos outros mercados, identificando assim o “filme do Mercosul”. Essa proposta possibilitará também o tratamento relativo a taxas, impostos e contribuições de filmes do Mercosul como filmes nacionais. No Brasil, por exemplo, o Condecine de filme do Mercosul seria igual ao de filme brasileiro.
As propostas da RECAM visam o desenvolvimento e a integração dos agentes cinematográficos dos países do Mercosul e a possibilidade de acordos de colaboração com a União Européia.
Assessoria de Comunicação
ANCINE