Notícias
Filmes serão exibidos para os representantes do Festival de Cinema de Roterdã (Holanda) e do BAFICI (Argentina), entre os dias 3 e 6 de novembro, no Rio de Janeiro
Programa Encontros com o Cinema Brasileiro divulga longas da segunda etapa de sua 8ª edição
O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro divulgou nesta quarta-feira (29) os títulos selecionados para exibição ao curador do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (Holanda), Gerwin Tamsma, e a Francisco José Gayo González, representante do Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente – BAFICI (Argentina), entre os dias 3 e 6 de novembro, no Rio de Janeiro.
As sessões acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil, como parte da 8ª edição do programa, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores - MRE , com apoio do Programa Cinema do Brasil .
A seleção, que leva em consideração os teasers e informações fornecidas pelos produtores no ato de inscrição nos Encontros, contará com os longas-metragens:
- “À queima-roupa”, de Theresa Jessouroun (Kinofilmes e Urca Filmes)
- “Bat Guano”, de Tavinho Teixeira (Pigmento Cinematográfico)
- “Beira mar”, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher (Avante Filmes)
- “Love film festival”, de Manuela Dias (República Pureza)
- “Morte diária”, de Daniel Lentini (If You Hold a Stone)
- “Para minha amada morta”, de Aly Muritiba (Grafo Audiovisual)
- “Permanência”, de Leonardo Lacca (Cinemascopio)
- “Prometo um dia deixar essa cidade”, de Daniel Aragão (Cicatrix Filmes)
- “O signo das tetas”, de Frederico Machado (Lume Filmes)
- “Sinfonia da necrópole”, de Juliana Rojas (Avoa Filmes)
- “Teobaldo morto Romeu exilado”, de Rodrigo de Oliveira (Pique-Bandeira Filmes)
- “O velho Maracanã”, de Diogo Dahl (Coqueirão Filmes)
Tamsma e González poderão, ao longo do período que passarão no Brasil, montar uma agenda própria de reuniões com realizadores e produtores brasileiros. Os responsáveis pelos filmes inscritos não selecionados para as sessões podem enviar suas obras em DVD para que sejam entregues a ambos pela equipe do programa.
Os Encontros com o Cinema Brasileiro têm o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema nacional no exterior, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
A primeira etapa da 8ª edição dos Encontros acontece desde ontem (28 de outubro), e vai até amanhã (30), no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Christoph Terhechte, curador do Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha, está no Brasil para assistir a 12 produções nacionais. Na 64ª edição do festival, o longa-metragem “Castanha", de Davi Pretto, foi selecionado para a Mostra Fórum, após ter sido exibido para Terhechte na segunda etapa da terceira edição do Encontros com o Cinema Brasileiro .
Esta é a última etapa do programa em 2014. No ano que vem, os Encontros com o Cinema Brasileiro voltam trazendo ao Brasil representantes dos comitês de curadoria da Seleção Oficial e da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, na França.
Para mais informações acesse a página do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro .