Notícias
Programa recebeu esta semana a delegada latina doFestival de Cinema de Veneza
Programa Encontros com o Cinema Brasileiro abre inscrições para edição com festivais de San Sebastián e Havana
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro , que vai envolver o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián , que acontece entre os dias 16 e 24 de setembro, em Donostia-San Sebastián, no País Basco espanhol, e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana , que este ano será realizado entre 8 e 18 de dezembro, na capital cubana. As inscrições vão até 29 de maio. O Programa é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) , e com o apoio do Programa Cinema do Brasil , com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.
Um representante da curadoria do festival cubano virá ao Brasil em junho para assistir a sessões exclusivas dos longas-metragens selecionados entre as obras inscritas no Programa. O mesmo processo de inscrição será usado para realizar o Programa junto ao Festival de San Sebastián, mas nesta edição, a equipe do Festival verá os filmes à distância. Os longas que vierem a ser selecionados ganham isenção na taxa de inscrição no festival espanhol.
Excepcionalmente, o Festival Internacional de Cinema de Toronto , no Canadá, não participará oficialmente dos Encontros este ano, mas a curadora para a América Latina receberá os dados relativos aos filmes inscritos nesta 16ª edição. Para 2017, a organização do festival canadense já confirmou sua participação no Programa.
Inscrições
Serão aceitas inscrições de filmes de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório capaz de ser projetado em formato DVD ou Blu-Ray.
Os interessados em participar devem preencher o
formulário de inscrição online
no Portal ANCINE, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com entre 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês.
Para mais detalhes, leia o
regulamento
.
Curadora Violeta Bava, do Festival de Veneza, assistiu aos filmes no MAM, no Rio de Janeiro
Como parte da 15ª edição do Programa, dez longas-metragens nacionais foram exibidos na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, para a delegada latina do Festival de Cinema de Veneza , a argentina Violeta Bava, entre os dias 3 e 5 de maio. Esta é a quarta vez que a curadora participa do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro .
“A dinâmica do programa é muito produtiva. Além das exibições dos filmes, me reúno com os produtores e diretores. É a chance de conhecer mais suas cinematografias e saber quais projetos estão realizando. Isso não aconteceria se estivesse em Buenos Aires, vendo os filmes por um link. Os diretores Anita Rocha da Silveira e Gabriel Mascaro são dois bons exemplos. Já vinha acompanhando o trabalho deles e ano passado seus filmes “Mate-me por favor” e Boi Neon” foram selecionados para o Festival de Veneza. Nesses últimos anos temos visto projetos de muita qualidade. A presença brasileira em Berlim e em Cannes este ano são provas concretas do crescimento do cinema no País”, comentou Violeta.
A curadora assistiu aos seguintes títulos:
"O animal cordial", de Gabriela Amaral Almeida (RT Features)
"Canção da volta", de Gustavo Rosa de Moura (Mira Filmes)
"A cidade do futuro", de Cláudio Marques e Marília Hughes (Coisa de Cinema)
"Elon não acredita na morte", de Ricardo Alves Jr. (Entre Filmes)
"Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé (Aurora Filmes)
"Mulher do pai", de Cristiane Oliveira (Okna Produções)
"Não devore meu coração", de Felipe Bragança (Duas Mariola Filmes)
“Para ter onde ir”, de Jorane Castro (Cabocla Filmes)
"Pequeno reino", de Nicolas Thomé Zetune (Fratura Filmes e Filmes de Amor)
"Vermelho russo", de Charly Braun (Waking Up Films & Muiraquitã Filmes)
Cinco dos dez filmes selecionados foram realizados por empresas produtoras associadas ao Programa Cinema do Brasil , parceiro do Encontros.
Está prevista para os próximos dias a divulgação da lista de filmes selecionados pela curadoria do Festival de Locarno . Excepcionalmente nesta edição, a equipe do Festival suíço verá os filmes à distância. Os longas selecionados ganham isenção na taxa de inscrição no festival.
Saiba mais sobre os Encontros com o Cinema Brasileiro
Uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.
O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, Veneza, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Havana e Roma.