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Filmes independentes receberão R$ 1,3 milhão para financiar seus lançamentos em salas de cinema
Programa Brasil de Todas as Telas investe na distribuição de oito longas-metragens
A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE anunciaram o investimento em oito projetos inscritos na Chamada Pública PRODECINE 03/2016 que oferece recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA para a distribuição de longas-metragens com destinação inicial para as salas de cinema. No total, a operação destina R$ 1,3 milhão a oito longas-metragens de ficção que já haviam recebido investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas em suas fases de produção.
A Chamada PRODECINE 03/2016 se divide em três modalidades de investimento. A modalidade A, voltada para lançamentos em mais de 100 salas de cinema simultaneamente, disponibiliza até R$ 500 mil por projeto; na modalidade B, o valor por projeto é de até R$ 200 mil e é necessário o lançamento simultâneo em no mínimo 10 salas; já na modalidade C, voltada para pequenos lançamentos em no mínimo 10 salas sem obrigação de simultaneidade, o valor máximo de investimento chega a R$ 100 mil. Nessa operação foram contemplados seis projetos na modalidade B e dois na modalidade C
Entre os filmes selecionados estão novos projetos de diretores consagrados como Ruy Guerra, com "Quase memória", e Daniela Thomas, com "O banquete"; e de novos talentos como Felipe Sholl, que estreia na direção de longas com "Fala comigo", premiado no Festival do Rio 2016; Marcelo Caetano, com "Corpo elétrico", selecionado para o Festival de Roterdã; e Julia Murat, que teve seu “Pendular” premiado no último Festival de Berlim.
A diretora-presidente em exercício Debora Ivanov ressaltou a importância dos investimentos na distribuição das obras independentes: "A ANCINE entende que é preciso assegurar que todos os filmes realizados encontrem seus públicos e aposta no trabalho conjunto de parceria entre os produtores e os distribuidores. Desde 2005, a Agência investe no apoio à distribuição dos filmes brasileiros e no fortalecimento das empresas distribuidoras brasileiras. Nos últimos anos temos visto os resultados, com estas empresas assumindo a liderança de público dos filmes nacionais", avalia a diretora.
Confira abaixo as fichas técnicas dos projetos contemplados:
“Nova Amsterdam” – Longa-metragem de ficção
Produção: Edson Soares do Nascimento (RN)
Distribuição: FM Produções
Direção e Roteiro: Edson Soares do Nascimento
Valor: R$ 67 mil - C
Sinopse: Uma fascinante (porém trágica) história de amor que se desenrola durante a invasão holandesa à costa Nordestina. O cenário é a Capitania do Rio Grande do Norte. A ação tem início em 1633 (quando os holandeses chegam à pequena Vila de Natal para fundar a “Nova Amsterdam”) e termina em 1645 (com os massacres de cristãos católicos em duas comunidades, Cunhaú e Uruaçu). É a história de dois jovens, Bernarda e Rafael, movidos por uma paixão, um sentimento forte o bastante para enfrentar esse período de disputas sanguinárias entre holandeses protestantes, portugueses católicos e índios selvagens.
“Love Film Festival” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Republica Pureza Filmes (RJ)
Distribuidora:
Ludwig Maia Arthouse
Direção
: Manuela Dias, Direçao Vinicius Coimbra e Bruno Safadi
Roteiro: Manuela Dias
Valor: R$ 100 mil - C
Sinopse: O filme conta a história de Luzia e Adrián. Ela é uma roteirista brasileira, ele um ator colombiano. Os dois se apaixonam num festival de cinema em Portugal e vivem uma história de amor ao longo de quatro anos em quatro encontros, todos em festivais de cinema ao redor do mundo.
“Quase memória” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Kinossaurus Filmes (RJ)
Distribuidora: Pandora Filmes
Direção: Ruy Guerra
Roteiro: Ruy Guerra, Diogo Oliveira e Bruno Laet
Valor: R$ 150 mil - B
Sinopse: Carlos, é um homem condenado aos desassossegos da memória, que encontra-se com ele mesmo, em uma dobra de tempo. Carlos jovem está diante do esquecimento de Carlos velho, que já não lembra sequer do próprio rosto. Recebem um pacote. Mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um pai que sempre criou situações inusitadas. Nesta dobra do tempo, há um Carlos que lembra e há um Carlos que esquece as suas divertidas memórias ao lado deste pai genialmente louco.
“Pendular” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Esquina Produções Artísticas (RJ)
Distribuidora: Vitrine Filmes
Direção: Julia Murat
Roteiro: Matias Mariani
Valor: R$ 200 mil - B
Sinopse: Um jovem casal se muda para um grande galpão industrial abandonado. Uma fita laranja colada no chão divide o espaço em duas partes iguais: à direita o ateliê de escultura dele, à esquerda o estúdio de dança dela. Pendular acontece neste ambiente onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.
“O banquete” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Cisma Produções (SP)
Distribuidora: Reserva Nacional
Direção e Roteiro: Daniela Thomas
Valor: R$ 200 mil - B
Sinopse: Um jantar elegante reúne um grupo de intelectuais na época do impeachment de um presidente: um poderoso editor de jornal e sua mulher, grande atriz de teatro; o advogado do jornal e sua esposa; uma crítica de teatro; um colunista, e uma jovem atriz/modelo. O editor escreveu um artigo com graves denúncias contra o presidente e corre o risco de ser preso naquela noite. Conforme a tensão aumenta com a iminência da prisão, segredos públicos e privados vêm à tona revelando um enorme conflito entre a ética pretendida na vida pública e a ética praticada na vida privada.
“Comboio de Sal e Açúcar” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Panda Filmes (RS)
Distribuidora: Livres Distribuidora
Direção e Roteiro: Licínio Azevedo
Valor: R$ 200 mil - B
Sinopse: Moçambique, em plena guerra civil, o comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem de comboio para garantir a subsistência das suas famílias. Uma história da estóica Mariamu, passageira frequente, que continua a fazer a mesma viagem para poder levar sal do litoral de Moçambique e na volta trazer açúcar do Malawi. Da jovem enfermeira Rosa, a caminho do hospital onde foi colocada, que vive pela primeira vez a realidade da guerra. E do Tenente Taiar cuja única realidade que conhece é a vida de militar.
“Corpo elétrico” – Longa-metragem de ficção
Produção: Plateau Produções (SP)
Distribuição: Vitrine Filmes
Direção: Marcelo Caetano
Roteiro: Marcelo Caetano, Gabriel Domingues e Hilton Lacerda
Valor: R$ 200 mil - B
Sinopse: O jovem Elias tenta equilibrar seu cotidiano entre o trabalho em uma fábrica de vestuários e encontros casuais com outros homens. Com a chegada do verão, Elias tem sonhado muito com o mar. Seu desejo de se desligar um pouco está cada vez mais pulsante. Na fábrica em que trabalha as responsabilidades aumentam à medida em que o fim do ano se aproxima. Depois de mais uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair juntos. Corpos cansados que buscam apenas uma cerveja para espairecer. A partir desta noite de convivência, Elias percebe que a distância entre ele e o grupo é menor do que imaginava. É quando novas possibilidades de encontros surgem em seu horizonte.
“Fala comigo” – Longa-metragem de ficção
Produção: Syndrome Films (RJ)
Distribuição: Vitrine Filmes
Direção e Roteiro: Felipe Sholl
Valor: R$ 200 mil - B
Sinopse: Diogo (17 anos) gosta de ligar para as pacientes da sua mãe psicanalista e se masturbar enquanto as ouve. Uma dessas pacientes é Angela (52 anos), que acabou de ser abandonada pelo marido. Quando Diogo liga para Angela e não fala nada, ela acha que é o marido. Descobre depois que é Diogo, e sente raiva, mas principalmente, se sente atraída por ele. Apaixonados, eles precisam encontrar uma maneira de permanecerem juntos. Mas os obstáculos são inúmeros: a diferença de idade, a mãe de Diogo, e, acima de tudo, seu próprio caminho em direção à idade adulta.