Notícias
No Gramado Film Market, o diretor-presidente da ANCINE fez um diagnóstico da situação da indústria audiovisual
Os desafios da modernização da regulação e do fomento
O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, participou na manhã desta quarta-feira (21), do evento Gramado Film Market, que integra no Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha. Na palestra “ANCINE e FSA” , Christian fez um balanço da atual gestão, destacando a valorização da capacidade técnica da Agência, e apresentou um diagnóstico da importância da indústria audiovisual, com indicadores sobre empregos, participação no PIB e impostos recolhidos.
Falando para uma plateia composta por representantes do mercado, Christian enfatizou a importância da atualização da legislação relacionada à regulação, destacando a necessidade de extinguir os artigos 5o e 6o da lei 12.485, que estão travando o crescimento do mercado, e regulamentações distintas para o seac - serviço de acesso condicionado da TV paga e o sva - serviço de valor agregado.
Christian destacou também a necessidade de uma modernização das Chamadas Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, de forma a acompanhar as aceleradas inovações tecnológicas que caracterizam o setor. Como diretrizes para uma atuação mais eficaz no fomento, o diretor-presidente da ANCINE mencionou ainda o foco no aporte na estruturação de empresas, de maneira a torná-las mais competitivas frente aos agentes econômicos internacionais.