Notícias
Agência Nacional do Cinema apresenta logomarca
NOTA LOGOMARCA (Rio de Janeiro, 13/08/2003)
AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA APRESENTA LOGOMARCA
Rio de Janeiro, 13/08/2003 - A Agência Nacional do Cinema – ANCINE – apresenta a logomarca que estará presente, a partir de agora, em todos os projetos e eventos em que a Agência participe. A logomarca foi escolhida por decisão da Diretoria Colegiada da Agência, e será também de uso obrigatório em obras e empreendimentos que recebam apoio ou incentivos fiscais aprovados pela ANCINE.
Os criadores da marca, Jair de Souza e Silvia Grossmann, da empresa Vinte Zero Um Comunicação, especialista em “design” cinematográfico, definem assim os conceitos que levaram a ela:
“Esta marca se resolve de maneira elegante e econômica, sendo um logotipo e um símbolo ao mesmo tempo, na medida em que a letra “i” se transforma em uma película, enfatizando o movimento ascendente da indústria cinematográfica brasileira, através das cores amarelo e verde. Outro ponto importante é a palavra ANCINE, em preto, institucional, se transformando em película leve e colorida simbolizando, através do movimento e das cores, a idéia de fantasia e criação, que são as bases do cinema.”
Para o Diretor-Presidente da ANCINE, Gustavo Dahl, a nova marca “utiliza um elemento cinematográfico, mas foge do óbvio, que é a película perfurada, orígem do cinema. Antes da película cinematográfica, as fotografias eram chapas fixas. Foi a película que possibilitou a criação do cinema. Neste caso, a película foi transformada num elemento gráfico verde e amarelo, que ultrapassa os meios atuais de preservação da imagem, sai das origens e nos projeta em novas mídias que virão”.
A partir de hoje, a logomarca já está disponível para captação, nos formatos “TIFF” e “JPG”, na página da ANCINE na Internet, no endereço:
Assessoria de Comunicação
ANCINE