Notícias
Encontro realizado no escritório da ANCINE no Rio de Janeiro reuniu representantes do governo e da indústria
Ministro Juca Ferreira preside reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, presidiu nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, no escritório da ANCINE no Rio de Janeiro, a 27ª reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual- FSA . O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, deu as boas-vindas ao ministro lembrando sua participação de destaque na elaboração e no lançamento do fundo, em 2008, durante seu primeiro mandato: "É um prazer receber o ministro aqui nesta Agência que ele conhece bem e que, como ministro, ele pôde fortalecer. E neste Comitê Gestor, que ele instalou e presidiu".
Em sua fala de abertura, Juca Ferreira reconheceu o avanço do setor nos últimos anos. "Se tem uma área no Ministério da Cultura que avançou bastante foi o audiovisual. Todos reconhecem isso", disse ele, acrescentando que vai "procurar dar ainda mais atenção ao setor, reintegrando os diversos organismos do Ministério que têm ligação com o audiovisual".
Na reunião foi apresentado um balanço da atuação do FSA e foram discutidas novas ações a serem lançadas no âmbito do Programa Brasil de Todas as Telas . O comitê debateu e aprovou as bases e os critérios de seleção para o lançamento de um novo edital de coprodução com 19 países da América Latina. O edital vai disponibilizar, em regime de fluxo contínuo, um total de R$ 5 milhões para o apoio à produção de longas-metragens que tenham produtoras brasileiras como coprodutoras.
Outra medida acertada na reunião foi a liberação de R$ 15 milhões do FSA para a suplementação de recursos de editais a serem lançados pela SP Cine, empresa criada pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo em parceria com o Governo do Estado. A ação faz parte do eixo de Suplementação Regional do Programa Brasil de Todas as Telas, que busca estimular o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais.
Participaramos diretores da ANCINE Roberto Lima, Vera Zaverucha e Rosana Alcântara; o secretário interino do Audiovisual, João Batista; o representante da Casa Civil da Presidência da República, Wellington Pimenta; a representante do Ministério da Educação, Mônica Franco; e a representante das instituições financeiras credenciadas, Luciane Gorgulho. Como representantes da indústria audiovisual, participaram Mauro Garcia, Maurício Ramos, Débora Ivanov, Márcio Fraccaroli, Marcus Ligocki Junior, e Pola Ribeiro.