Notícias
Projeto que financiará construção de salas faz parte do Programa de Expansão do Parque Exibidor.
Ministério da Cultura e ANCINE lançam Cinema da Cidade amanhã, em Brasília
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel, convidam para o lançamento, amanhã, dia 4 de novembro, às 14h, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, do projeto CINEMA DA CIDADE.
O evento é mais uma atividade da Semana Nacional de Cultura, realizada para mobilizar o País pela aprovação de projetos estratégicos da cultura no Congresso Nacional – uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais.
O projeto CINEMA DA CIDADE faz parte do Programa de Expansão do Parque Exibidor de Cinema articulado pela ANCINE para estimular a instalação de salas em cidades e zonas urbanas desprovidas ou mal atendidas por esse serviço, com o objetivo de diversificar, descentralizar e expandir a possibilidade de acesso ao cinema. O programa abrange ações de financiamento, investimento e desoneração tributária.
No caso do CINEMA DA CIDADE a meta é financiar, por meio de emenda parlamentar e através de convênio com as prefeituras, a construção ou recuperação de complexos de exibição em cidades de pequeno e médio porte que não contam com esse serviço. Além de salas de cinema o projeto prevê a instalação de bonbonnière, sala multiuso (para eventos e oficinas culturais) e espaços comerciais.
Para participar, as prefeituras devem apresentar à ANCINE o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema. Uma vez contemplada, a prefeitura deverá selecionar, por meio de edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo.
Assessoria de Comunicação, 03/11/2009