Notícias
Em reunião na Colômbia, diretor-presidente da ANCINE foi reeleito para novo mandato à frente da Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica
Manoel Rangel é reconduzido ao cargo de secretário executivo da CACI
O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, foi reconduzido para um novo mandato de dois anos como secretário executivo da Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica - CACI . A decisão unânime foi anunciada na quarta-feira, dia 3 de julho, durante a XIV Reunião Ordinária da CACI, em Medellin, na Colômbia.
Entre a terça-feira, dia 2, e a sexta, dia 5, estiveram presentes na cidade colombiana autoridades de 16 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai). A pauta do encontro incluiu o andamento dos programas criados e gerenciados pela CACI, como o Ibermedia e o DocTV LatinoAmérica, além de iniciativas de integração entre os países membros e discussões sobre o cenário atual do audiovisual da região. As reuniões da CACI acontecem semestralmente, e é realizado um rodízio em relação à sede. A próxima reunião está marcada para novembro, em Portugal.
A Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica – CACI é um organismo multilateral criado na assinatura do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana, realizado em 1989 em Caracas, na Venezuela. O objetivo da CACI é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Entre os programas mantidos pela entidade estão o Programa Ibermedia , o Ibermedia TV , o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual .