Notícias
ANCINE apoiará o desenvolvimento de dois projetos de longa-metragem eprodução de um curta-metragem
Edital de desenvolvimento estimula parceria entre Brasil e Itália
A Agência Nacional do Cinema firmou um programa de cooperação bilateral com a Direzione Generale per il Cinema e a Fundação Centro Experimental de Cinematografia, ambas da Itália, para a seleção de projetos cinematográficos. No Brasil, a ANCINE, por intermédio de concurso público de seleção, fomentará o desenvolvimento de dois projetos de longa-metragem, de ficção, e a produção de um curta-metragem, também de ficção. Com inscrições abertas até 24 de setembro, o programa concederá um apoio financeiro total de 88 mil euros.
Para Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, o novo programa de cooperação fortalece a relação entre os dois países e ajuda a expandir mercado para a cinematografia brasileira. "O objetivo é financiar o desenvolvimento de projetos com potencialidade para serem coproduzidos pelo Brasil e pela Itália", informa Manoel.
Os recursos do concurso estão distribuídos em três linhas:
Linha A – Complementação de recursos à produção de curta-metragem:
- 5 mil euros para projeto de curta-metragem de ficção, de produção independente, com temática ligada à relação entre Brasil e Itália.
Linha B – Desenvolvimento de projeto de longa-metragem de ficção de autor iniciante:
- na fase de seleção, quatro projetos serão pré-selecionados e receberão, cada um, apoio financeiro no valor de 2 mil euros para pagamento de despesas relacionadas à participação em laboratório de desenvolvimento oferecido pela Fundação Centro Experimental de Cinematografia, em Roma.
- 25 mil euros, concessão de apoio financeiro ao projeto selecionado de longa-metragem de ficção, de autor iniciante, com potencialidade para ser realizado em coprodução com a Itália.
Linha C – Desenvolvimento de projeto de autor não-iniciante:
- 50 mil euros, concessão de apoio financeiro ao desenvolvimento de um projeto de longa-metragem de ficção, de autor não-iniciante, com potencialidade para ser realizado em coprodução com a Itália.
Simultaneamente será realizado um concurso similar na Itália, a cargo da Direzione Generale per il Cinema e da Fundação CSC, destinado a apoiar projetos apresentados por italianos.
Veja nos links a seguir o texto do edital , o formulário de inscrição e o <<(Microsoft Word - Cronograma_Concurs.pdf | Cronograma completo | | | _blank>> .
As minutas dos Termos de Concessão podem ser consultadas aqui:
I – Complemento à produção de curta-metragem
II - Desenvolvimento de projeto de autor iniciante
III - Desenvolvimento de projeto de autor não-iniciante
Assessoria de Comunicação, 25/08/2010