Notícias
Linhas "B" e "D" se destinam à produção para TV e comercialização, respectivamente
Divulgados resultados preliminares do FSA
Divulgados resultados preliminares do FSA
A Agência Nacional do Cinema torna públicos os resultados preliminares das chamadas públicas Prodav 01/2008, (Linha B, dedicada à Produção para TV) e Prodecine 03/2008 (Linha D, voltada à Comercialização de Obras Cinematográficas de Longa-metragem) do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
LINHA B
Dos 24 projetos inicialmente habilitados, a Linha B teve 11 projetos classificados para a defesa oral (pitching).
A Linha B é voltada para operações de investimento em produção independente de obras audiovisuais brasileiras para televisão, privada ou pública, aberta ou por assinatura, incluindo projetos de co-produção internacional. Foram aceitos projetos de obras audiovisuais nos formatos de obra seriada, minissérie e telefilme. O contrato de investimento exige como interveniente a empresa emissora ou programadora de televisão, que assume a responsabilidade pela aquisição da primeira licença de exploração comercial da obra audiovisual em televisão e também pela conseqüente exibição da obra na sua janela específica de atuação. O volume de recursos da Linha B em 2009 é de R$7 milhões por semestre.
O retorno dos valores investidos pelo FSA na Linha B incidirá sobre a Receita Líquida do Produtor (RLP) auferida em todos os segmentos de mercado, tanto interno como externo que a proponente venha a obter, caso não tenha ocorrido o retorno mínimo. O FSA terá participação nos rendimentos do projeto por um prazo de sete anos, a partir da primeira exibição comercial da obra audiovisual.
Veja aqui o resultado da Pré-seleção
|
LINHA D
Dos 12 projetos inicialmente habilitados para a Linha D , nove foram aprovados para a defesa oral , incluindo proponentes de Porto Alegre e Barueri , no interior de São Paulo.
A Linha D é voltada para operações de investimento em comercialização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem no mercado de salas de cinema, de produção independente. Foram aceitos projetos de comercialização de obras cinematográficas em fase de finalização ou já concluídas, devendo a proponente apresentar um primeiro corte da obra em questão. A distribuidora devia apresentar também o contrato de distribuição da obra cinematográfica no momento da inscrição do projeto. O volume de recursos da Linha D em 2009 é de R$5 milhões por semestre.
O retorno dos valores investidos pelo FSA na Linha D incidirá sobre as receitas auferidas a título de comissão de distribuição, retenção prioritária da Receita Bruta de Distribuição (RBD), após o desembolso das comissões de distribuição e/ou de venda. O FSA terá participação nos rendimentos do projeto por um prazo de sete anos , a partir da primeira exibição comercial da obra audiovisual.
Veja aqui o resultado da Pré-seleção
|
A etapa final de seleção das Linhas B e D ocorrerá após o julgamento de recursos, que devem ser apresentados entre 25/7 e 3/8. A defesa oral dos projetos da linha D está prevista para 7/8. O pitching para projetos da Linha B ocorrerá nos dias 10 e 11 de agosto, e o resultado final será divulgado em 18/8.