Notícias
Nove projetos habilitados seguem agora para a fase de seleção
Divulgado o resultado final da habilitação do edital de coprodução Brasil-Portugal
A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a ata com o resultado final da habilitação das propostas inscritas na Chamada Pública BRDE/FSA – CONCURSO DE PRODUÇÃO PARA CINEMA – COPRODUÇÃO PORTUGAL-BRASIL, lançada em parceria com o ICA-IP - Instituto do Cinema e do Audiovisual , de Portugal.
A Chamada recebeu dois recursos, apresentados pelas empresas Persona Non Grata Pictures e Raccord Produções Artísticas e Cinematográficas. O recurso apresentado pela primeira empresa foi devidamente acatado pela comissão, tendo a mesma sido considerada habilitada. O recurso apresentado pela segunda empresa não foi provido, mantendo-se sua inabilitação.
Com a decisão sobre os recursos, a ata apresenta o resultado final da fase de habilitação, com nove projetos habilitados, um inabilitado e um projeto desistente. Os habilitados passam agora à fase de seleção.
Veja aqui a ata com o resultado final de habilitação.
Como funciona a Chamada Pública BRDE/FSA – Concurso de Produção para Cinema – Coprodução Portugal-Brasil
Estão previstos investimentos equivalentes a 300 mil dólares em dois projetos de longas-metragens de ficção e documentário, com destinação inicial prioritária para o mercado de salas de exibição.
No Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras independentes registradas na
ANCINE
que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira são apresentados por seus parceiros portugueses no edital lançado simultaneamente pelo
ICA-IP
, em Portugal.
Os dois coprodutores brasileiros vencedores do
edital
receberão, em reais, um valor equivalente a 150 mil dólares cada, visando à contratação de operações financeiras, exclusivamente, na forma de investimento. O mesmo valor será investido pelo ICA-IP em dois projetos apresentados por coprodutores portugueses.
Veja aqui o Edital
.