Notícias
Empresa Municipal de Multimeios da cidade do Rio de Janeiro busca aproximação com a Ancine
Christian de Castro recebe presidente da MultiRio
Publicado em
04/07/2019 18h08
Atualizado em
04/11/2022 14h52
Na quarta-feira(04/07) , Christian de Castro, diretor-presidente da Ancine recebeu Adolpho Konder, presidente da Empresa Municipal de Multimeios, a MultiRio. A empresa que atua em pesquisa de linguagens, formatos e possibilidades tecnológicas para produzir recursos de aprendizagem busca uma aproximação com a Ancine. As ações da MultiRio atendem a mais 650 mil alunos e utilizam diversos conteúdos audiovisuais como ferramentas didáticas.
Na pauta da discussão também esteve o expressivo crescimento do mercado de games. A MultiRio avalia que os games educativos podem contribuir na missão da empresa de democratizar o acesso a educação e ampliação do saber. O Brasil atualmente é o 13º país que mais consome games no mundo, e o mercado nacional tem previsão de crescimento de 17% ao ano até 2021. Estima-se que existam 151 empresas de games no país.
A Ancine investiu um total de R$ 20 milhões em produção de games nacionais nas duas primeiras chamadas públicas do Prodav 14. Para este ano, estão previstos novos editais que, pela primeira vez, contemplarão projetos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em regime de fluxo contínuo e concurso. No total, serão investidos R$ 35 milhões disponibilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a produção e comercialização de jogos eletrônicos. Também será lançado, em 2019, o primeiro edital de investimento em empresas de jogos digitais, VR, AR e tecnologias associadas, através de aceleradoras, com investimentos no valor de R$ 10 milhões, totalizando um investimento de R$ 45 milhões no mercado.
Na ocasião, Christian de Castro também apresentou os resultados positivos do fomento audiovisual primeiro semestre de 2019. No período, o Fundo Setorial Audiovisual investiu mais de 230 milhões em diversas atividades audiovisuais no Distrito Federal e mais 18 estados.