Notícias
Pacto se aplica à filmes e obras para televisão produzidos em parceria pelos dois países
Brasil e Israel assinam novo Acordo de Co-produção Cinematográfica
Foi assinado ontem no Palácio Itamaraty, em Brasília, o Acordo de Co-Produção Cinematográfica entre Brasil e Israel, pelo Ministro Celso Amorim e pelo Embaixador de Israel, Giora Becher. O pacto, inédito, vinha sendo negociado desde 2007 entre a ANCINE – Agência Nacional do Cinema e o Israel Film Fund. Seguindo os moldes de outros acordos de co-produção dos quais o Brasil é signatário, o texto determina que os filmes produzidos em parceria pelos dois países terão dupla nacionalidade, podendo usufruir os benefícios da legislação dos dois países – desde que o país minoritário tenha ao menos 20% dos direitos patrimoniais da obra.
Segundo o diretor da ANCINE Mario Diamante, presente ao ato de assinatura, o Acordo Brasil-Israel é particularmente positivo, por abrir possibilidades de co-produções multilaterais. “Como Israel é muito atuante em co-produções, esse acordo aumenta o potencial de internacionalização de nossa filmografia. O mercado dos filmes israelenses é o mundo inteiro”.
Como explica Alberto Flaksman, Assessor Internacional da ANCINE, “o novo acordo de co-produção, que se aplica ao cinema e à televisão, será válido por cinco anos, podendo ser prorrogado automaticamente”. A assinatura coincidiu com a visita ao Brasil do Presidente Shimon Perez, de Israel.
Leia aqui a íntegra do acordo
Assessoria de Comunicação, 12/11/09