Notícias
Acordo bilateral prevê a realização de ao menos duas co-produções por ano
Brasil e Galícia firmam protocolo para Cooperação Cinematográfica
Brasil e Galícia firmam protocolo para Cooperação Cinematográfica
A Agência Nacional do Cinema e o Consórcio Audiovisual da Galícia firmaram um acordo para estreitar os laços entre ambas as cinematografias. O objetivo das autoridades cinematográficas é realizar no mínimo duas co-produções anuais.
O protocolo de colaboração prevê o compromisso de convocar uma seleção que estabelecerá apoio financeiro a dois projetos cinematográficos conjuntos no valor de R$300 mil reais e ¿120 mil euros, respectivamente. Um dos projetos terá participação majoritária galega, e outro contará com maioria de capital brasileiro.
As cinematografias dos dois países poderão intensificar suas relações durante o Segundo Encontro Audiovisual Brasil-Galícia, a ser realizado em localidade galega, no mês de novembro. Durante o evento, será exibida uma mostra de cinema brasileiro inédita na Espanha. Também será promovido um espaço para novos contatos entre produtores brasileiros e galegos.
Para o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, o acordo firmado com as autoridades da Galícia vai servir para avançar no processo de integração de ambas cinematografias e para facilitar um maior conhecimento entre os dois povos.
Assessoria de Comunicação, 01/10/07