Notícias
No encontro, políticos conheceram detalhes da iniciativa que irá levar salas a municípios do interior do País
Apresentação do projeto Cinema da Cidade em Brasília
A Agência Nacional do Cinema– ANCINE promoveu na manhã de hoje, no Anexo III da Câmara dos Deputados, uma apresentação para parlamentares e prefeitos de diversas regiões do País do Projeto CINEMA DA CIDADE, que prevê a construção de salas de exibição em municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes. Atualmente há mais de mil cidades brasileiras desse porte sem nenhum cinema em funcionamento.
Os cinemas serão construídos pelos Estados ou Municípios com recursos solicitados por emenda parlamentar ao Orçamento da União. A Prefeitura ou o Estado participa cedendo um terreno ou imóvel, e também com a redução de tributos incidentes sobre a operação das salas. A construção terá orientação técnica da ANCINE e acompanhamento do agente financeiro.
Serão salas de propriedade do Município ou do Estado, gerenciadas por empresários escolhidos por licitação. Para garantir a viabilidade financeira do empreendimento, haverá espaços comerciais e de serviços junto aos cinemas. Além disso, as salas de exibição poderão ter seu uso estendido para outras ações educativas ou culturais.
O CINEMA DA CIDADE é um projeto que muda o cotidiano da cidade, contribui para a geração de empregos e proporciona maior qualidade de vida aos cidadãos. As salas serão equipadas com tecnologia moderna, poltronas confortáveis, projetores digitais de alto desempenho, som e imagem de qualidade. Desta forma, estarão aptas a receber filmes no dia do lançamento, como ocorre nas grandes cidades. O cinema nacional também se beneficia com o projeto, já que a população se identifica com os filmes brasileiros.
Para Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, “os 80 filmes brasileiros de longa-metragem nacionais que são produzidos a cada ano precisam ir ao encontro do público, sobretudo diante do crescimento da Classe C, que deseja consumir bens culturais. Precisamos levar sonho e cultura a mais brasileiros.”
Mais cinemas para mais brasileiros
O Brasil tem hoje cerca de 2.200 salas, distribuídas de forma desigual tanto do ponto de vista geográfico quanto do social. Além disso, muitas pessoas perderam o hábito de ir ao cinema, diante da competição de outras formas de entretenimento e consumo de audiovisual. Para corrigir essa distorção, a ANCINE articulou o CINEMA PERTO DE VOCÊ – Programa Integrado de Expansão do Parque Exibidor, do qual o projeto CINEMA DA CIDADE é parte integrante.
O programa, que foi lançado em junho deste ano, em Luziânia (GO), pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como meta a abertura de 600 novas salas no país até 2014, sobretudo nas periferias dos centros urbanos, em cidades médias do interior e nas regiões Norte e Nordeste, estimulando empreendimentos privados no setor.
Para enfrentar esse desafio, o programa conta com um conjunto de mecanismos de crédito, investimento e desoneração tributária. Há dois instrumentos principais: o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA (R$ 300 milhões) e o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura – PROCULT (R$ 200 milhões). Além de democratizar o acesso ao cinema, o programa CINEMA PERTO DE VOCÊ está atraindo muitos empresários regionais, em pequenos municípios onde os grandes grupos exibidores não se fazem presentes, estimulando parcerias e novos modelos de negócios.
Saiba mais sobre o Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ: www.ancine.gov.br/cinemapertodevoce
Assessoria de Comunicação, 10/10/2010