Notícias
Primeira edição da Chamada Pública premia uma animação e uma ficção
Anunciados os vencedores do edital Brasil-Chile
A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram nesta sexta-feira, 21 de outubro, o resultado final da primeira edição da Chamada Pública PRODECINE 10/16 , Edital Binacional Brasil-Chile. Os vencedores foram “Tarde para morrer jovem”, de Dominga Sotomayor, e “Nahuel e o livro mágico”, de Germán Acuña.
A seleção foi feita no dia 27 de setembro durante uma reunião da Comissão Binacional de Seleção através de videoconferência: do Rio de Janeiro, Ana Julia Cury Cabral, assessora internacional da ANCINE, e a cineasta Lucia Murat foram as representantes do Brasil na avaliação, enquanto de Santiago, Martín Rodriguez Castillo, secretário-executivo do Fundo de Fomento Audiovisual do Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA) , a especialista no setor Daniela Espinoza Pinedo e o cineasta Fernando Acuña Díaz representaram o Chile.
Os critérios de seleção foram a relevância do projeto do ponto de vista das relações culturais entre os países envolvidos; a qualidade técnica e artística do projeto; e a relevância da participação técnica e artística nacional do país minoritário na coprodução.
“Tarde para morrer jovem”, dirigido por Dominga Sotomayor, foi apresentado pela produtora Cinestación Producciones, na qualidade de coprodutora minoritária chilena. O projeto receberá um total equivalente a 100 mil dólares outorgados pela Conselho Nacional da Cultura e das Artes – CNCA, do Chile. A produtora majoritária do projeto é a brasileira RT Features.
O longa se passa em 1990, durante o processo de estabilização da democracia no Chile. Três vizinhos que vivem em uma comunidade isolada passam por suas primeiras ilusões amorosas e medos enquanto se preparam para a festa de Ano Novo. Na mesma madrugada um incêndio florestal ameaça suas vidas e a relação de pertencimento com local.
O projeto do diretor Germán Acuña, “Nahuel e o livro mágico”, foi apresentado pela Red Studio Brasil Produção e Animação, na qualidade de coprodutora minoritária brasileira, e receberá a mesma quantia (100 mil dólares), outorgada pela Ancine. A coprodução será realizada com a produtora chilena Diseño y Producción Carburadores.
Na animação, Nahuel é um menino que vive numa vila de pescadores e tem fobia de mar, o que o impede de participar nas atividades de pesca com seu pai. Ao encontrar um misterioso livro de feitiços, Nahuel testa o juramento de Valentia e se torna corajoso, mas acaba colocando em risco a vida do próprio pai.