Notícias
Demandas e sugestões do setor serão levadas ao Comitê Gestor do FSA
ANCINE se reúne com distribuidores
A Agência Nacional do Cinema – ANCINE realizou nesta quarta-feira, 16 de agosto, uma reunião com um grupo de distribuidores e com alguns membros do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. A iniciativa faz parte da nova dinâmica de reuniões do Comitê, que passa a ter encontros preparatórios com a proposta de ouvir as demandas dos setores.
A diretora-presidente em exercício Debora Ivanov presidiu a reunião ao lado do diretor Roberto Lima. A diretora comemorou a ocasião: “O diálogo com os agentes do mercado é fundamental para subsidiar as tomadas de decisão do Comitê Gestor”.
Representando o Comitê Gestor estavam presentes os produtores Mariza Leão, André Klotzel, Roberto Moreira e o exibidor Adhemar de Oliveira. Do setor de distribuição compareceram Silvia Cruz (Vitrine Filmes) e Paula Consenza (Pandora Filmes), representando a Rede de distribuição Independente de Filmes; Bruno Wainer (Downtown Filmes) e Marcio Fraccarolli (Paris Filmes), representando a ADIBRA – Associação dos Distribuidores Independentes Brasileiros; e Rodrigo Saturnino (Sonny Pictures), como representante dos distribuidores estrangeiros.
Na abertura do encontro, Paulo Almeida, editor do site especializado Filme B, foi convidado a apresentar um histórico do comportamento do mercado nos últimos 15 anos. De acordo com os dados, as políticas públicas implementadas a partir da criação do Fundo Setorial do Audiovisual alteraram o cenário. Entre 2003 e 2007, as empresas estrangeiras de distribuição eram responsáveis por 81% do share nacional e os independentes 19%. O cenário entre 2008 e 2015 mudou, e as empresas independentes passaram a representar 67% do mercado, contra 27% das majors.
Em seguida à apresentação, os distribuidores expuseram suas demandas. Entre as sugestões, os agentes econômicos propuseram mudanças nas regras do SUAT e na Chamada Pública PRODECINE 03, sugerindo que o objeto financiável da linha seja uma carteira de projetos das distribuidoras, e não apenas um projeto específico.
Na segunda parte da reunião, o Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE, Rodrigo Camargo, apresentou um panorama do que vem sendo pensado para o setor junto ao Comitê Gestor do FSA. Entre as oportunidades estão alterações nas chamadas públicas atuais, revisão de direitos e do Regulamento Geral do FSA e a criação de novas linhas para a distribuição.
Para a Chamada Pública PRODECINE 03 estão previstas alterações pontuais, como a ampliação do limite de investimentos e a exigência do Certificado de Produto Brasileiro somente na etapa de contratação. Já na Chamada Pública PRODECINE 02, estuda-se a possibilidade de projetos que tenham codistribuição com empresas estrangeiras.
Entre as novas ações para o setor de distribuição e exibição, foram apresentadas as linhas gerais de novo edital voltado ao estímulo à diversidade, com recursos previstos em R$ 5 milhões, e a proposta de destinação de recursos para a digitalização do acervo brasileiro.
As propostas serão agora discutidas na próxima reunião do Comitê Gestor do FSA que acontece no dia 4 de setembro no escritório da ANCINE, no Rio de Janeiro.