Notícias
Atividades fazem parte da fase de capacitação do edital Brasil-Itália 2015
ANCINE recebe no Brasil produtores italianos
A ANCINE recebeu nessa semana, entre os dias 7 e 10 de dezembro, quatro produtores italianos, buscando potencializar a cooperação internacional entre ambos os países na indústria cinematográfica. As atividades realizadas fazem parte da fase de capacitação do edital Brasil-Itália 2015, realizado entre a ANCINE e a Direzione Generale Per Il Cinema – DGC do MIBACT (Ministério de Bens e da Atividade Cultural e de Turismo da Itália), o qual selecionou projetos de produtores brasileiros e italianos com potencial para serem realizados em parceria entre os dois países .
Pelo edital, foram selecionados três projetos de produtores italianos, e três de produtores brasileiros. Os vencedores italianos vieram ao Brasil para entender como funcionam os sistemas de financiamento do audiovisual no país, conhecer instituições e trocar ideias com produtores locais. Os produtores brasileiros contemplados no edital também terão experiência similar, na Itália, no mês de janeiro de 2016.
Entre as atividades realizadas no Brasil, a ANCINE promoveu para os produtores nesta segunda-feira, dia 7, uma apresentação do assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente, na qual foram explicados os diferentes mecanismos de financiamento geridos pela Agência e disponíveis no Brasil. Além disso, foram apresentados os mecanismos pelos quais a ANCINE busca promover a integração internacional dos seus produtores, principalmente no que tange ao apoio à coprodução internacional.
“É difícil ter um projeto 100% nacional que percorra o mundo, isso acontece apenas nos casos excepcionais. A coprodução internacional é o caminho mais natural para o audiovisual, seja brasileiro, seja italiano, produzir obras que tenham maior naturalidade em se internacionalizarem”, afirmou.
À tarde, os produtores italianos fizeram apresentações de seus projetos contemplados no edital para colegas brasileiros, no auditório do Escritório Central da ANCINE. Apresentaram-se Marco Alessio e Giancarlo Cammerini (Produtora Dugong) – projeto “O Posto Avançado”, Giovanni Pompili (produtora Kino Productions) - projeto "O Homem Da Casa" e Daniele Mazzoca (produtra Verdeoro) - projeto "Paladar Absoluto".
Ainda nas atividades realizadas no Rio de Janeiro, os produtores italianos visitaram e se reuniram com a equipe da Riofilme e da Rio Film Comission, e tiveram um encontro com os produtores Marina Meliande (Duas Mariola), Mariana Ferraz e Guilherme Coelho (Matizar Filmes), que são responsáveis por dois dos projetos brasileiros premiados no mesmo edital.
Na terça-feira, 8, os produtores seguiram para São Paulo, onde se reuniram com outros produtores brasileiros, com o apoio local da equipe do Programa Cinema do Brasil e da SpCine. Na cidade, além desses encontros, eles visitaram ainda estúdios de filmagem e empresas de pós-produção e a Câmara de Comércio Brasil-Itália. Finalmente, se reuniram com a produtora Rossana Foglia (Confeitaria de Cinema), responsável pelo terceiro projeto brasileiro selecionado no edital Brasil-Itália.