Notícias
Iniciativa faz parte do edital Brasil-Itália
ANCINE promove encontro com roteiristas italianos
A ANCINE realizou, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril, o encontro de coprodução Brasil-Itália, em parceria com a SPCINE, o Instituto de Cinema de SP e o Cinema do Brasil.
A iniciativa faz parte do edital binacional de 2016 de desenvolvimento de projetos , que prevê uma fase de intercâmbio para capacitação dos roteiristas em cada país.
A primeira etapa do processo aconteceu em janeiro deste ano, na Itália, com a participação, no Festival WEMW – When East Meets West – em Trieste e Roma, de três realizadores brasileiros, selecionados pela ANCINE: Cristiane Oliveira, com o projeto "Até que a música pare"; Ana Johann, por "A mesma parte de um homem"; e Chaim Litewski, com o roteiro de "Morcego Negro, as vidas e mortes de PC Farias".
Em São Paulo participaram os roteiristas italianos, selecionados pela Direzione Generale per Il Cinema : Alberto Iannuzzi, com o projeto “A porta da liberdade”, e Mario Cristiani, com o projeto “15 millioni”.
O workshop "Como filmar no Brasil e como Coproduzir com o Brasil" foi uma das atividades realizadas durante os dois dias de evento. A servidora da ANCINE Andressa Zuccheratte apresentou orientações gerais sobre as regras de coprodução internacional com o Brasil, os mecanismos federais de financiamento de projetos existentes no país e sobre como obras estrangeiras podem ser filmadas no Brasil.
Os participantes tiveram também a oportunidade de discutir seus projetos com alunos do Instituto do Cinema da cidade de São Paulo e puderam se reunir com produtores e visitar empresas associadas ao Cinema do Brasil.