Notícias
Diretora-presidente Debora Ivanov fala sobre regulamentação do setor de vídeo sob demanda
ANCINE participa do seminário Brasil Streaming 2017
A diretora-presidente em exercício da ANCINE, Debora Ivanov, participou do Seminário Brasil Streaming 2017 , que aconteceu na segunda-feira, 17 de julho, em São Paulo. Na abertura do evento, ela falou sobre os desafios do mercado de VoD no Brasil e destacou a necessidade de se garantir isonomia de condições para diferentes players do mercado e de se valorizar a presença do conteúdo nacional nas plataformas. Para a diretora, atualmente a insegurança jurídica fragiliza a atividade.
Debora Ivanov adiantou que a ANCINE está organizando encontros com agentes do mercado para ouvir os diferentes pontos de vista sobre a regulação do VoD. “Estamos nesse momento abrindo o diálogo para que possamos construir o melhor caminho para o desenvolvimento da atividade no Brasil”, afirmou. As conversas, que se iniciam em agosto, contarão com a presença de membros do Conselho Superior de Cinema.
Na apresentação Ivanov destacou os resultados positivos da regulamentação da TV Paga, com a Lei 12.485. De acordo com dados da ANCINE, o mercado se expandiu, a base de assinantes cresceu e o volume de conteúdos nacionais exibidos nos canais superou as cotas em 53%, e na programação infantil superou em 92%. “Esses dados revelam que a qualidade da produção nacional atrai o consumidor e é um bom negócio para os canais”, disse Debora.
Esta é a segunda edição do Streaming Brasil, que nasceu em 2015 sob o nome de VOD Brasil. Organizado pelas publicações Tela Viva e Teletime, o seminário propõe debater a visão estratégica e mercadológica dos mercados de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais com o avanço das plataformas de internet, as mudanças no mercado de TV por assinatura e as novas tecnologias e formatos. Durante o dia, foram debatidos outros temas: "Os caminhos do Vod", "A cadeia de valor do VoD", "A TV por assinatura tradicional diante do ambiente não-linear" e "Eventos ao vivo. Quais os caminhos ao streaming?". Participaram dos painéis representantes de diversas empresas envolvidas no setor, como Google, ESPN, América Móvil, O2 Play, Telecine, DirecTV, Globosat, Oi, Vivo e Twitter.