Notícias
Convocatória 2015 do Programa IBERMEDIA contemplou 19 projetos brasileiros
ANCINE participa de reuniões da CACI, em Punta Cana, na República Dominicana
Nos últimos dias 18 e 19 de novembro, a cidade de Punta Cana, na República Dominicana sediou a XXIX Reunião Ordinária da Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica (CACI) e a XXIV Reunião Extraordinária do Comitê Intergovernamental do Programa IBERMEDIA. Na qualidade de secretário-executivo da CACI, o diretor-presidente da ANCINE presidiu os trabalhos que contaram com a presença de representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Também participaram das atividades o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro; o assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente; e a coordenadora de programas internacionais de cooperação e intercâmbio da ANCINE, Ana Júlia Cabral.
Na quarta-feira, 18, a Reunião Ordinária da CACI discutiu questões do setor audiovisual na região, analisando caminhos e interesses comuns, além de um debate sobre o andamento das atividades mantidas pela instituição como o programa DocTV América Latina, o Observatório Ibero-americano do Audiovisual, Pantalla CACI (serviço de streaming de filmes ibero-americanos), e IBERMEDIA TV, além do Programa IBERMEDIA.
Manoel Rangel ressaltou a importância dos encontros entre as autoridades cinematográficas dos países associados: "As reuniões da CACI são o espaço onde encontramos semestralmente nossos parceiros ibero-americanos, reforçando o sentido de integração nessa região, através de esforços pelo fortalecimento dos setores audiovisuais locais, trocando experiências e fomentando, através dos programas mantidos, tanto a coprodução entre os distintos países como a melhor forma de garantir a circulação de filmes dos países membros dentro da própria região", afirmou.
Conheça os projetos contemplados na Convocatória 2015 do Programa IBERMEDIA
Na quinta-feira, 19, durante a Reunião Extraordinária do Comitê Intergovernamental IBERMEDIA, foram divulgados os vencedores da Convocatória 2015 do programa , que oferece apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV, e à coprodução de filmes ibero-americanos.
Na linha que oferece apoio à coprodução, 14 projetos com participação brasileira estão entre os contemplados, sendo seis em que o Brasil é o coprodutor majoritário e outros oito que tem produtoras brasileiras com participação minoritária. Os aportes concedidos variam de 50 a 100 mil dólares e serão destinados a cada produtor de acordo com a participação financeira na coprodução.
Os projetos com participação majoritária brasileira são os seguintes: "O grande circo místico", com direção de Cacá Diegues e apresentado pela Luz Mágica Audiovisual (com coprodução da Fado Filmes, de Portugal; e da Milonga Productions, da França); "Fisín", com direção de Margatita Hernández e apresentado pela Bucanero Films (em parceria com a argentina Cinema 7 Films); "Um certo Joaquim", com direção de Marcelo Gomes e apresentado pela REC Produtores Associados (tendo a portuguesa Ukbar Filmes como coprodutora); "Praça Paris", com direção de Lucia Murat e apresentado pela Taiga Films (com coprodução da argentina Cepa Audiovisual e da portuguesa Fado Filmes); "Happy hour", dirigido por Eduardo Albergaria e apresentado pela Urca Filmes (com a Haddock Films, da Argentina, como parceira); e "O fantasista", com direção de Roberto Studart e apresentado pela Truque Produtora de Cinema (com as empresas Crisálida Project, da Argentina, e Igolai Producciones, da Colômbia, como coprodutoras).
Outros oito projetos contemplados têm participação minoritária de empresas produtoras brasileiras: A Desvia Produções participa da produção de "Chico Ventana también quisiera tener un submarino", de Alex Piperno, ao lado de uma empresa argentina e outra uruguaia, e de "Rojo", de Benjamin Naishat, em parceria com outra produtora argentina; a Refinaria Produções é parceira de uma produtora portuguesa em "Seara de vento", de Sérgio Tréfaut; a Luz Mágica Audiovisual tem a portuguesa Fado Filmes como sócia nas coproduções "Refrigerantes", de Luís Galvão Teles, e "Rosas de Ermera", de Luis Filipe Rocha; a Esquina Produções Artísticas divide com uma produtora paraguaia a produção de "Las herederas", de Marcelo Martinessi; a Avila Films, associada a uma produtora venezuelana em "El último año del congo mirador", de Anabel Rodríguez Rios; e a Prodigo Films, que assina a coprodução "Sueño Florianópolis", de Ana Katz, junto a uma produtora argentina.
Já na linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão, foram cinco os projetos brasileiros selecionados. Os prêmios individuais variam entre 7,5 e 10 mil dólares. São eles: "Fé cega, faca amolada", da Persona non Grata Pictures, com direção e roteiro de Antonio Ferreira; "Dolores", da Bossa Nova Films, com roteiro de Sabian Anzotaegui e direção de Chico Teixeira; "Vozes no silêncio", da T'AI Criação e Produção, com roteiro de Renata Maria Coimbra e direção dela e de Juliano Lueders; "Bagdá", da Manjericão Filmes, com direção e roteiro de Caru Alves de Souza; e "Pétalas Negras", da Embaúba Produções, com roteiro de Pedro Rosa e direção de Malu de Martino.
Saiba mais sobre a CACI e o Programa IBERMEDIA
O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina, Espanha e Portugal.
O Ibermedia faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional.Desde junho deste ano, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, cumpre seu segundo mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.