Notícias
Evento preparatório do Fórum Nacional reuniu representantes do governo e de entidades da sociedade civil
ANCINE participa de encontro sobre TVs Públicas no Brasil
ANCINE participa de encontro sobre TVs Públicas no Brasil
O evento de lançamento do Caderno de Debates II – Relatórios dos Grupos Temáticos de Trabalho do I Fórum Nacional de TVs Públicas, reuniu, no Rio de Janeiro, representantes de entidades ligadas à cultura e à comunicação. Estavam presentes ao encontro o Ministro da Cultura Gilberto Gil, o Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social Franklin Martins, o Secretário Executivo do MinC Juca Ferreira e o Secretario do Audiovisual Orlando Sena, além de presidentes de associações de TVs públicas e representantes da sociedade civil.
A ANCINE foi representada pelo diretor-presidente Manoel Rangel, que fez parte da mesa da solenidade, e pelo diretor Leopoldo Nunes. Em seu discurso, Manoel Rangel destacou o desafio, enfrentado pelos grupos de trabalho, de formular uma política nacional de TVs públicas no Brasil. Manoel Rangel, que é coordenador do Grupo de Trabalho sobre Legislação e Marcos Regulatórios, destacou que o Fórum representa o pólo de aglutinação necessário para o esforço da criação desta política. Sobre o ponto de vista da ANCINE, declarou Manoel Rangel, “não há caminho para exercer esses desafios sem que exista maior atenção do poder público e da sociedade brasileira sobre a Comunicação Social Pública”.
O ministro Franklin Martins afirmou que a discussão está madura para avançarmos na questão da TV Pública. “E avançar nisso é avançar nas questões culturais como um todo. Está saindo o último trem para a TV Pública no Brasil. Precisamos pegá-lo”, alertou o ministro, referindo-se à chegada da TV Digital.
No encerramento do evento, o ministro da Cultura Gilberto Gil fez uma análise das conquistas da TV Brasileira e reiterou que a TV Pública deve buscar audiência e elementos para sua competitividade.
O evento contou ainda com a presença de presidentes de associações de TVs públicas brasileiras, dentre os quais Jorge Cunha Lima (Abepec), Gabriel Priolli (ABTU), Fernando Mauro Trezza (ABCcom), Rodrigo Lucena (ASTRAL) e outros representantes das cerca de 200 emissoras que integram o campo público de televisão.
Pela sociedade civil, estiveram presentes os dirigentes da ABD Nacional, da ABPI-TV, da APACI, da ABRACI, e representantes do IETV, do CpqD e do FNDC, e do Coletivo Intervozes, dentre outras organizações e representações independentes.
Caderno de Debates 2 - Os grupos temáticos de trabalho do I Fórum Nacional de TVs Públicas concluíram a etapa de mapeamento do diagnóstico do segmento do campo público de televisão e de elaboração das pautas a serem levadas para a plenária do encontro.
O segundo volume da publicação Caderno de Debates: Relatórios dos Grupos Temáticos de Trabalho foi desenvolvido e produzido a partir de reuniões realizadas, no mês de dezembro, pelos oito grupos temáticos. São eles: Missão e Finalidade das TVs Públicas, Configuração Jurídica Institucional, Legislação e Marcos Regulatórios, Programação e Marcos de Negócios, Tecnologia e Infra-Estrutura, Migração Digital, Financiamento e Relações Internacionais.
O Fórum de TVs Públicas é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) junto à Casa Civil e às entidades representativas do campo público de televisão, e tem como objetivo promover ampla discussão sobre a TV Pública e seus desafios no cenário da comunicação social contemporânea, reunindo representantes do campo público de televisão, do Governo Federal, do Congresso Nacional e da sociedade civil.