Notícias
Evento fez parte da programação da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
ANCINE participa de encontro de coprodução com países nórdicos
A ANCINE participou ontem, dia 28, do Encontro de Coprodução Brasil - Países Nórdicos, evento realizado no âmbito da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo , no Itaú Cultural. O objetivo do Encontro era promover o intercâmbio interdisciplinar entre profissionais do Brasil, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, esteve presente ao Encontro para saudar os convidados nórdicos: "A ANCINE acredita e tem feito esforços em ampliar as possibilidades de parcerias dos nossos produtores, e nesse sentido a iniciativa da Mostra São Paulo, em associação com o programa Cinema do Brasil, de realizar esse primeiro evento com os cincos países nórdicos representa a abertura de novas portas. Acreditamos que os dois dias tenham sido proveitosos para ambas as partes aprenderem mais sobre o outro lado, e começar a trilhar caminhos mais próximos no futuro".
O assessor internacional da Agência, Eduardo Valente, participou da mesa “O Contexto Institucional do Audiovisual no Brasil e nos Países Nórdicos”, em que apresentou um resumo da realidade atual do mercado brasileiro assim como dos mecanismos de financiamento ao setor. Integravam a mesa, mediada por Ana Letícia Fialho (Cinema do Brasil): Pia Lundberg (Swedish Film Institute); Christian Juhl Lemche (Danish Film Institute); Kati Nuora (The Finnish Film Foundation); e Christof Wehmeier (Icelandic Film Centre).
Eduardo Valente destacou a importância da coprodução como elemento central para uma política de internacionalização do audiovisual brasileiro. “Temos procurado estimular a coprodução internacional através não só da negociação e renovação de acordos de coprodução com países estratégicos, como também com nossos programas de fomento direto ao desenvolvimento e à realização de projetos de coprodução internacional. É fundamental ainda o estímulo à participação de profissionais brasileiros do setor em festivais e mercados internacionais e a promoção de encontros de coprodução e de iniciativas bilaterais e multilaterais que visem a uma aproximação entre produtores brasileiros e seus pares de outros países”, disse Eduardo.
O Encontro de Coprodução Brasil - Países Nórdicos, que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, é uma realização do Cinema do Brasil em parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Danish Film Institute, Finnish Film Foundation, Icelandic Film Centre, Norwegian Film Institute e Swedish Film Institute.
fotos: Mario Miranda Filho/ Agência Foto