Notícias
Em sua 47ª edição, evento tem início no dia 16 de setembro, com exibição de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha
ANCINE participa da programação de seminários do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
O 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro , um dos mais importantes eventos do calendário cinematográfico nacional, começa no próximo dia 16 de setembro, com uma sessão comemorativa dos 50 anos de lançamento de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", clássico de Glauber Rocha, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, no Cine Brasília. Este ano, além da disputa pelo Troféu Candango pelos seis longas e doze curtas-metragens que formam as seleções oficiais, o evento promove uma extensa programação de debates, oficinas e seminários, que acontecem paralelamente às exibições. A ANCINE estará presente com profissionais de diversas áreas da Agência nas atividades do seminário "Políticas Públicas para o Audiovisual".
A mesa de abertura do seminário, na quarta-feira, 17 de setembro, às 14h30, ficará a cargo do diretor-presidente da ANCINE Manoel Rangel, acompanhado do secretário de estado de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira. No mesmo dia, a partir das 15h30, o superintendente de Fomento da ANCINE, Felipe Vogas, apresenta as ações do Programa Brasil de Todas as Telas dedicadas ao desenvolvimento de projetos, formatos e núcleos criativos, na palestra "Financiamento de projetos e formatos", com a presença do convidado João Batista da Silva, diretor de gestão de políticas audiovisuais do Ministério da Cultura.
Na quinta-feira, dia 18, a partir das 14h30, Rodrigo Camargo, coordenador de planejamento de fomento da ANCINE, ministra a palestra "Desenvolvimento Econômico: Produção e Exibição", em que vai falar sobre as chamadas públicas do programa Brasil de Todas as Telas voltadas para o financiamento da produção e difusão de conteúdos audiovisuais brasileiros. A mesa terá como convidados Adhemar Oliveira, empresário exibidor do Circuito Itaú de Cinema, e Nilson Rodrigues, da distribuidora Tucuman.
Mais tarde, às 16h30, o tema é "O papel das TVs públicas e privadas no desenvolvimento de políticas locais", em palestra do secretário de políticas de financiamento da ANCINE, Paulo Alcoforado. Ao lado do diretor geral da EBC, Eduardo Castro, e do sócio-diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça, eles vão discutir os mecanismos de suporte ao desenvolvimento de políticas locais, como a suplementação de editais estaduais e municipais com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.
Evento terá mesa sobre coprodução internacional
A coprodução é o assunto do terceiro dia de atividades, na sexta-feira, 19, às 14h30. O assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente, apresenta a palestra "Coproduções Internacionais: Acordos, Protocolos e Programas" e conversa com os convidados Matias Mariani, da Primo Filmes, e Vânia Catani, da Bananeira Filmes, sobre as oportunidades e vantagens proporcionadas pelas parcerias desenvolvidas em regime de coprodução. As palestras acontecem no Auditório 2 do Museu Nacional e as inscrições devem ser feitas aqui .
Ainda no âmbito do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a ANCINE leva a Brasília a sua iniciativa para a capacitação de profissionais iniciantes no setor audiovisual. No seminário "Um dia com a ANCINE", na sexta, 19, a partir das 9h30, o especialista em regulação, Layo Barros, vai tirar as dúvidas mais frequentes dos profissionais nos primeiros contatos com a Agência. Saiba mais aqui .
Toda a programação de oficinas, debates e seminários do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem inscrições gratuitas. Clique aqui e confira a lista completa de atividades .