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Diretor-presidente da Agência falou sobre o crescimento do setor audiovisual nos últimos anos
ANCINE participa da abertura da Feira e Congresso ABTA 2016
O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, participou ontem, 29 de junho, da abertura da Feira e Congresso ABTA 2016 , promovida pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura – ABTA. Participaram também da cerimônia o ministro da Cultura, Marcelo Calero; o presidente da ABTA, Oscar Simões; o presidente da Anatel, João Rezende; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações e Inovações, André Borges. Os diretores da ANCINE, Rosana Alcântara, Roberto Lima e Debora Ivanov, prestigiaram o evento, que teve como tema “A realidade da indústria e a perspectiva político/regulatória”.
Em sua fala, Manoel Rangel fez um retrospecto dos últimos anos do setor audiovisual, ressaltando seu crescimento: “Eu vejo o cenário de forma otimista. Olhando para trás, vejo o quanto caminhamos. Que outro setor da economia pode anunciar que em cinco anos dobrou o tamanho da sua operação? Pois foi o que fizemos no mercado de televisão paga, dobrando a base de assinantes no intervalo de 2010 a 2015. Foi o que fizemos também no mercado de cinema, que completa hoje, 100 milhões de ingressos vendidos, somente no primeiro semestre de 2016”.
Diante da preocupação do setor de TV Paga com a queda na base de assinantes e o aumento dos serviços de vídeo por demanda, o diretor-presidente da ANCINE acredita na harmonia. “A integração entre as mídias e os segmentos é uma solução, não um problema. É claro que haverá competição, mas sobretudo, haverá um reforço da importância do audiovisual na vida dos brasileiros, porque o engajamento se dá pelo conteúdo e não por equipamentos ou mídia. Pesquisas mostram que é cada vez maior a convivência e a multiplicidade da fruição de conteúdos audiovisuais nas mais diversas telas, de forma simultânea”, avalia ele.
Manoel encerrou seu discurso reafirmando a importância do papel regulatório da ANCINE. “A situação presente exige um ambiente de negócio com menos obstáculos e barreiras. Nós, na Agência Nacional do Cinema, estamos conscientes da nossa responsabilidade nesse ambiente. E entendemos que os agentes econômicos também precisam estar conscientes dessa necessidade regulatória. Atuamos para que haja regras claras e isonômicas nos serviços audiovisuais como exigência e condição para o crescimento, para segurança nos investimentos e para a estabilidade do mercado audiovisual no Brasil”, finalizou.
Em sua 24ª edição, a ABTA é um dos maiores eventos da América Latina dedicados ao mercado de TV por assinatura e apresenta debates e painéis sobre estratégia, operações, programação, novas tendências tecnológicas e regulação do setor. A Feira encerra-se nesta sexta, 1 de julho, no Transamérica Expo Center.