Notícias
Modernização facilita o acesso aos dados e análises de mercado produzidos pela agência
ANCINE lança novo site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual
A Agência Nacional do Cinema – ANCINE lançou hoje, no Rio de Janeiro, o novo site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA . A atualização da página criada em 2008 procurou aprimorar a disponibilização dos dados e estudos produzidos pela ANCINE e atender a diretrizes de acessibilidade. Já na página inicial, o novo OCA apresenta os principais indicadores do mercado brasileiro, com suas séries históricas em gráficos, facilitando o acesso aos dados mais procurados pelos usuários.
O novo OCA apresenta os arquivos em seções separadas por quatro grandes temas: Cinema, Televisão, Outras Mídias, e Recursos Públicos. Os arquivos de dados passam a ser disponibilizados em formato de lista, agilizando o acesso. Um menu dinâmico permite que o usuário possa organizar, filtrar e classificar determinada lista, personalizando o conteúdo do site de acordo com seu interesse. Além disso, o site conta com as seções Publicações, que destaca os trabalhos de análise produzidos pela ANCINE, e Mercado Audiovisual Brasileiro, que traz os indicadores mais importantes de monitoramento do setor.
Outra novidade importante é que agora todo o conteúdo do site está indexado e, por meio de um mecanismo de busca e da utilização de palavras-chave, o usuário terá facilidade para pesquisar e encontrar as informações de que necessita, com resultados de bilheteria, números do parque exibidor ou dados sobre captação de recursos públicos por projetos audiovisuais.
"A publicação das informações realizada pelo OCA é a última etapa de um processo que envolve todo o setor audiovisual e praticamente todas as áreas da Agência. É uma forma de retornarmos para os agentes econômicos e para o conjunto da sociedade brasileira o resultado de todo o processo de coleta de informações no qual esses agentes são parceiros e parte pró ativa. A devolução desses dados dá transparência aos processos internos da Agência e diminui a assimetria de informações, oferecendo a todos os agentes, independentemente do tamanho, o acesso à informação qualificada para que possam tomar melhor as decisões para o seu negócio. A reformulação do site teve por objetivo facilitar e agilizar o acesso a toda essa informação que a gente tem disponível no OCA.", afirmou o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, durante evento de lançamento do novo site.
Principais novidades no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA
- Indexação do conteúdo e criação de mecanismo de busca, permitindo a pesquisa por palavras-chave
- Atualização do layout, adequando-o à identidade visual da ANCINE e do governo federal
- Redistribuição dos mais de 300 arquivos em seções separadas por grandes temas: Cinema, Televisão, Outras Mídias e Recursos Públicos
- Atendimento a diretrizes de acessibilidade
- Nova organização dos arquivos em formato de listagem
- Menu dinâmico, possibilitando a personalização do conteúdo de acordo com o interesse do usuário
- Página inicial com os principais indicadores do mercado audiovisual brasileiro em gráficos