Notícias
Agência apoiou financiando a produção de cópias legendadas e a aquisição de passagens aéreas para os realizadores
ANCINE garante ampla participação nacional em Cannes
ANCINE garante ampla participação nacional em Cannes
A ANCINE, desde 2003, vem contribuindo efetivamente para garantir a presença de filmes brasileiros em festivais internacionais de cinema, com o objetivo de promover o audiovisual nacional no exterior. Em Cannes, um dos eventos mais importantes da sétima arte, a Agência apoiou a expressiva participação brasileira com a produção de cópias legendadas de filmes em competição e a aquisição de passagens aéreas para os seus realizadores.
Entre os filmes beneficiados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais está o longa-metragem “A festa da menina morta”, dirigido por Matheus Nachtergale, que concorre na mostra Un certain regard.
Na categoria de curtas metragens, receberam apoio os filmes “Muro”, de Bruno Bezerra, que participa da Quinzena dos Realizadores, e ainda “A espera”, de Fernanda Teixeira, e “Areia”, de Caetano Gotardo, que participam da Semana da Crítica. O curta “O som e o resto”, de André Lavaquial, presente na Cinefondation, também foi contemplado pelo programa de apoio desenvolvido pela ANCINE.
Como parte da política da ANCINE voltada para o mercado exterior, o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais está em vigor há quatro anos e conta com parceria operacional do Centro Técnico Audiovisual – CTAV. São contemplados os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 72 festivais internacionais incluídos na lista previamente aprovada pela Agência.
Até agora, o programa já possibilitou a produção de mais de 150 cópias legendadas em espanhol, francês, alemão e inglês, o que permite que sejam feitas ações de difusão do cinema brasileiro junto às embaixadas brasileiras ou em outros programas de promoção no exterior.