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Ações valorizam e estimulam o consumo de séries e filmes brasileiros
ANCINE estreia nova campanha publicitária
A Ag ê ncia Nacional do Cinema – ANCINE lan ça hoje, 23 de janeiro, uma nova campanha publicitária de incentivo ao consumo de conteúdos audiovisuais brasileiros. “O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil” é o conceito da campanha, criada pela ag ê ncia DM9DDB. Todas as peç as publicit árias terminam com um convite ao espectador: “Assista. Recomende. Dá orgulho de ver.”
Este é o terceiro ano consecutivo que a Ag ê ncia lan ça uma campanha pela valorização da produção de filmes e séries nacionais. “O audiovisual brasileiro vem conquistando importantes vitórias ao longo dos anos. A taxa de ocupação do mercado interno por filmes e séries brasileiras cresceu. Hoje temos uma variedade de obras, de qualidade estética e elevado grau de comunicação com os espectadores, sendo produzidas em todas as regiões do País. Além do reconhecimento internacional de nossos profissionais. A campanha vem para apresentar essas conquistas, prestigiar nossos talentos e fortalecer a imagem do Brasil através do audiovisual produzido aqui”, diz o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel.
O lanç amento da a ção coincide com a comemoração dos 15 anos da ANCINE e as peç as publicit árias levam o selo comemorativo da data. Nesses 15 anos, graças ao talento dos agentes do setor e de uma polí tica p ública ativa e presente, o audiovisual experimentou um crescimento extraordinário. Em 2002 foram apenas 29 títulos brasileiros lançados nas salas de cinema. Em 2016 chegamos a marca recorde de 143 lançamentos. O número de espectadores também cresceu. Os filmes nacionais atraíram, em 2002, 7 milhões de espectadores. Já em 2016, 30,4 milhões de pessoas assistiram à s produções nacionais nos cinemas.
Na TV Paga, impulsionada pela Lei 12.485/2011, o audiovisual nacional, com suas séries, filmes e animações, se faz cada dia mais presente. Atualmente são 110 canais de televisão exibindo cerca de 52 mil horas de conteúdo nacional por ano.
Como ser á a campanha
As peç as publicit árias começam a circular primeiro na internet e na TV Paga e, a partir de fevereiro, nos circuitos de salas de cinema e na TV Aberta.
O primeiro comercial traz como mensagem a presença e o impacto das obras brasileiras na vida das pessoas. É a produção nacional refletindo a cultura brasileira. O ator Wagner Moura - protagonista de “ Tropa de Elite ”, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional – aceitou o convite para ser o narrador do comercial, sem custos para a produçã o.
Na segunda fase da campanha, será veiculado um curta documentário, com depoimentos de importantes pessoas do mercado audiovisual, como o animador Al ê Abreu, o diretor Cacá Diegues, o ator Caio Blat e a atriz Mariana Ximenes.
A campanha também convida o público a participar. São propostas ações interativas, como os cinegifs, que poderão ser compartilhados nas redes sociais. Todas as ações, os filmes, dados do mercado e uma linha do tempo sobre o cinema nacional estão reunidos no hot site da campanha .