Notícias
Edital selecionará quatro projetos de longa-metragem, que receberão apoio equivalente a 800 mil dólares
ANCINE e INCAA (Argentina)assinam Protocolo para estimular coproduções
O Diretor-Presidente da Agência Nacional do Cinema - ANCINE, Manoel Rangel, e a Presidente do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales - INCAA, Liliana Mazure, assinaram no último sábado, dia 4 de novembro, em Buenos Aires, um Protocolo de Cooperação com o objetivo de estimular novas coproduções cinematográficas entre os dois países.
O Protocolo prevê investimento equivalente a 800 mil dólares em quatro projetos de coprodução de longa-metragem - sendo dois de coprodução majoritária brasileira e dois de coprodução majoritária argentina -, nos gêneros ficção, documental e animação. Todos devem ser destinados prioritária e inicialmente às salas de cinema.
Tanto a ANCINE como o INCAA abrirão editais de seleção em seus respectivos países, nos primeiros meses de 2011. A comissão de seleção que irá escolher os projetos contemplados será composta por seis especialistas, sendo três brasileiros e três argentinos.
Manoel Rangel destacou a importância do Protocolo. "É mais um passo para o desenvolvimento da cooperação econômica e cultural entre Brasil e Argentina. O objetivo é aproximar ainda mais as indústrias cinematográficas dos nossos países", ressaltou.
Vários produtores brasileiros e argentinos estiveram presentes à cerimônia de assinatura do Protocolo, que aconteceu durante o Ventana Sur, importante evento do mercado de cinema latino-americano organizado pelo INCAA em parceria com o Marché du Film do Festival de Cannes. O evento contou também com as presenças dos diretores Bruno Barreto e Luis Puenzo. Ambos destacaram a importância do Protocolo, e acreditam que haverá um grande número de projetos inscritos.
Clique aqui para ler a íntegra do Protocolo.
Assessoria de Comunicação, 09/12/2010