Notícias
A Agência Nacional do Cinema ANCINE e as entidades representativas do setor de exibição FENEEC, ABRACINE e ABRAPLEX assinaram no último dia 22 de março um Acordo de Cooperação que prevê a criação de instrumentos para o envio de informações das empresas exibidoras para a Agência Reguladora, conforme previsto no artigo 18 da MP 2228-1 de setembro de 2001, e que tem o objetivo de promover o desenvolvimento da atividade audiovisual.
ANCINE e Exibidores de Cinema assinam Acordo de Cooperação
ANCINE e Exibidores de Cinema assinam Acordo de Cooperação
A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e as entidades representativas do setor de exibição FENEEC, ABRACINE e ABRAPLEX assinaram no último dia 22 de março um Acordo de Cooperação que prevê a criação de instrumentos para o envio de informações das empresas exibidoras para a Agência Reguladora, conforme previsto no artigo 18 da MP 2228-1 de setembro de 2001, e que tem o objetivo de promover o desenvolvimento da atividade audiovisual.
Estiveram presentes ao evento o Diretor-Presidente da ANCINE Gustavo Dahl e o Diretor Nilson Rodrigues, os Presidentes da ABRAPLEX Valmir Fernandes, da ABRACINE Luiz Severiano Ribeiro Neto e da FENEEC Ricardo Difini.
Na cerimônia foi apresentado o Sistema de Controle de Exibição da ANCINE aplicativo pelo qual as empresas enviarão os dados sobre as obras cinematográficas brasileiras e estrangeiras exibidas, número de espectadores e renda de bilheteria, entre outras.
DEPOIMENTOS
Gustavo Dahl - Diretor-Presidente da ANCINE: a exibição tem um papel preponderante na formação do preço com que o filme será negociado na cadeia econômica que sucede a exploração na sala de cinema - o DVD, a tevê, etc. É a partir da transparência das informações e de uma permanente interação com o mercado que a ação da ANCINE constituirá um instrumento legítimo da ação do Estado.
Nilson Rodrigues - Diretor da ANCINE: lembrou que é atribuição da Agência Reguladora implementar políticas de apoio à todos os segmentos da atividade audiovisual e que as informações recebidas da exibição são fundamentais para o desenvolvimento dos mecanismos de apoio necessários para a revitalização do setor que resultará em mais salas, em mais famílias freqüentando o cinema.
Luiz Severiano Ribeiro Neto - Presidente da ABRACINE (Associação das Empresas Exibidoras Cinematográficas): é importante ressaltar a adesão total das empresas de exibição ao acordo e parabenizou a ANCINE por este que será o primeiro passo em direção à uma nova era da indústria do audiovisual.
Ricardo Difini - Presidente da FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas): reiterou que Agência Reguladora só implantará políticas de apoio ao setor de exibição se receber as informações do mercado diretamente, daí a importância fundamental do Acordo de Cooperação.
Valmir Fernandes - Diretor da ABRAPLEX (Associação das Empresas Cinematográficas Operadoras de Cinemas Multiplex): o acordo está sanando uma imperfeição. “O setor é o que mais dispõe de informações da atividade e estas já são de domínio público. É importante para o setor de exibição que a ANCINE seja a Agência de todos os elos da cadeia. O cinema brasileiro, a sala de cinema, precisa de mais público. Este é um trabalho para o desenvolvimento do mercado”, concluiu Fernandes.
O novo sistema entrará em funcionamento a partir de 01 de maio e as informações poderão ser enviadas através de três formas diferentes: Via Aplicativo Off line, adequado aos exibidores que não têm sistema informatizado de bilheteria; Via Importação de Arquivo Externo, que permite a geração de arquivo a partir dos dados do sistema informatizado de bilheteria do exibidor; e Via Aplicativo Web, adequada para as empresas que têm uma estrutura de informática e farão a transmissão através de um link no Portal ANCINE.