Notícias
Equipe do evento suíço assistirá aos filmes à distância
ANCINE divulga filmes selecionados para os Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Locarno
A ANCINE divulgou nesta quarta-feira, 11 de maio, os dez longa-metragens selecionados pela curadoria do Festival de Cinema de Locarno entre os inscritos na 15ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro . Excepcionalmente nesta edição, a equipe do Festival suíço verá os filmes à distância. O evento realiza a sua 69ª edição entre os dias 3 e 13 de agosto, em Locarno, na Suíça.
Foram selecionados os seguintes títulos:
"Canção da volta", de Gustavo Rosa de Moura (Mira Filmes)
"Cidade do futuro", de Cláudio Marques e Marília Hughes (Coisa de Cinema)
"Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé (Aurora Cinema)
"Histórias que nosso cinema (não) contava", de Fernanda Pessoa (Studio Riff e Pessoa Produções)
"Hotel Mundial", de Jarleo Barbosa (Panacéia Filmes)
"Para ter onde ir", de Jorane Castro (Cabocla)
"Pequeno reino", de Nicolas Thomé Zetune (Filmes de Amor e Fratura Filmes)
"Ramo", de Hugo Coutinho, João Lucas, Pedro Andrade e Rafael Amorim (Jacaré Vídeo)
"U: Réquiem para uma cidade em ruínas", de Pedro Veneroso (Simbioun)
"Xale", de Douglas Soares (Acalanto Filmes)
Dois entre os dez filmes selecionados foram realizados por empresas produtoras associadas ao
Programa Cinema do Brasil
, parceiro do Encontros. A seleção foi realizada a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições no programa.
Até o dia 29 de maio estão abertas as inscrições para a décima sexta edição do Programa, que vai envolver o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontece entre os dias 16 e 24 de setembro, em Donostia-San Sebastián, no País Basco espanhol, e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, que este ano será realizado entre 8 e 18 de dezembro, na capital cubana. Clique aqui e saiba como se inscrever.
Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro
O
Programa Encontros com o Cinema Brasileiro
é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o
Ministério das Relações Exteriores (MRE)
, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA - Festival de Documentários de Amsterdã.