Notícias
Dez obras de curta e longa-metragem chegam a cinco eventos internacionais nos próximos dias apoiados pela Agência
ANCINE apoia participação de filmes brasileiros em festivais nos Estados Unidos, na França e no Uruguai
Nos próximos dias, dois festivais de cinema na França, dois nos Estados Unidos, e um no Uruguai vão receber filmes brasileiros de curta e longa-metragem com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE . O programa faz parte da política da Agência para a promoção do cinema nacional no mercado exterior e concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior.
No Festival de Cinema de Miami , que acontece de 6 a 15 de março, nos Estados Unidos, o Programa da Agência ofereceu apoio financeiro para o longa "Sangue Azul", de Lírio Ferreira, selecionado para a principal seção do evento, a Knight Competition. Em mostras não competitivas da programação, o festival norte-americano vai exibir também os títulos "Não pare na pista", de Daniel Augusto; e "A arquitetura da cor", de José Henrique Fonseca e Priscila Lopes.
Ainda nos Estados Unidos, mas no South by Southwest , no Texas, a cinebiografia "Dominguinhos", de Joaquim Castro e Eduardo Nazarian, segue para o festival com o envio da cópia a cargo da ANCINE. Para o South by Southwest, que acontece de 13 a 22 de março, além do apoio ao filme, oito produtores independentes seguirão para a seção de mercado do evento com o suporte do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócio .
No 18º Cinepunta – Festival Internacional de Cinema de Punta del Este , de 7 a 15 de março, no Uruguai, dois representantes brasileiros na Competição Internacional chegam ao evento com apoio financeiro e cópia enviada pelo programa da ANCINE: os longas-metragens "O último cine drive-in", de Iberê Carvalho; e "Permanência", de Leonardo Lacca. A programação do evento uruguaio inclui ainda os filmes "Insubordinados", de Edu Felistoque; e "Getúlio", de João Jardim.
Maior ainda é a participação do cinema brasileiro no festival 27º Cinelatino – Encontros de Toulouse , de 19 a 29 de março, na França. Cinco representantes brasileiros nas três principais competições do evento foram contemplados com o apoio do Programa: "Beira-Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; e "Ausência", de Chico Teixeira (na Competição de Longas de Ficção); "A revolução do ano", de Diogo Faggiano; e "Tudo vai ficar da cor que você quiser", de Letícia Simões (na Competição de Documentários); e "Joao Heleno dos Brito", de Neco Tabosa (na Competição de Curtas-Metragens). Três outros curtas de realizadores brasileiros também estão na competição oficial ("A era de ouro", de Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos; "Kyoto", de Deborah Viegas; e "Quinze", de Maurilio Martins).
O Cinelatino programou ainda mais de uma dezena de títulos brasileiros para suas diversas mostras não competitivas, além de uma retrospectiva especial dedicada ao trabalho da cineasta Juliana Rojas em curtas-metragens. Confira a programação completa do Cinelatino - Encontros de Toulouse aqui .
Fechando a lista, temos o curta-metragem "A festa e os cães", de Leonardo Mouramateus, seguindo com apoio para a Competição Internacional de Curtas-Metragens do Festival Cinema du Réel , que acontece em Paris, também no período entre 19 e 29 de março. O Cinema du Réel foi um dos festivais incluídos este ano na lista de eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. Confira a lista de eventos e o regulamento do Programa.