Notícias
Programa de Apoio da Agência auxilia a participação de 12 filmes e três projetos, ao todo, nos dois eventos
ANCINE apoia filmes e projetos brasileiros nos festivais de Clermont-Ferrand, na França, e Berlim, na Alemanha
A ANCINE está apoiando a participação de 12 filmes e três projetos no 37º Festival Internacional de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand , na França, e no 65º Festival Internacional de Cinema de Berlim , na Alemanha, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais . O programa, com o objetivo de promover o cinema nacional no mercado estrangeiro, concede apoios diversos a filmes oficialmente convidados para eventos no exterior e a projetos participantes de laboratórios e workshops internacionais.
Quatro filmes recebem apoio para Festival de Curtas Clermont-Ferrand
O Programa de Apoio da ANCINE auxiliará os quatro curtas nacionais participantes desta edição do Festival de Clermont-Ferrand: “Sem coração”, de Nara Nomande e Tião, que está na Competição Internacional (apoio financeiro), e os três brasileiros selecionados para a Lab Competition (“Contratempo”, de Bruno Jorge; “História natural”, de Julio Cavani; e “Filme som”, de César Augusto Gananian e Alexandre Moura), que, além do apoio financeiro, contarão com envio de cópia e confecção da cópia legendada.
A 37ª edição do Festival de Filmes de Curta-metragem de Clermont-Ferrand começa nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, e segue até o dia 7 de fevereiro. Realizado na cidade francesa de mesmo nome, o festival promove também um evento de mercado dedicado aos filmes de curta-metragem, sendo considerado um dos festivais de cinema mais importantes da França.
Para mais informações, acesse o site oficial do Festival Internacional de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand .
Filmes e projetos brasileiros recebem apoio para participar do Festival de Berlim
Em sua 65ª edição, realizada entre os dias 5 e 15 de fevereiro, o Festival de Internacional de Cinema de Berlim , também conhecido como Berlinale, é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
Por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, a ANCINE auxiliará a participação de oito filmes em cinco mostras do festival: dois na mostra Forum (“Beira-mar”, de Marcos Reolon e Felipe Matzembacher; e “Brasil S/A” de Marcelo Pedroso), um na mostra Forum Expanded (“Fuja dos meus olhos”, de Felipe Bragança), três na mostra Panorama (“Ausência”, de Gustavo Teixeira; “Sangue azul”, de Lírio Ferreira; e “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert), um na mostra Berlinale Shorts (“Mar de fogo”, de Joel Pizzini) e um na mostra Native (“Ma Ê Dami Xina - Já me transformei em imagem”, de Zezinho Yube).
Os filmes de Bragança, Muylaert e Yube receberão apoio financeiro; as produções de Pedroso, Pizzini e Ferreira receberão apoio financeiro e envio de cópia; e os filmes “Beira-mar” e “Ausência”, além do apoio financeiro e envio de cópia, a confecção das cópias legendadas de seus filmes.
O programa também contemplou três projetos com apoio financeiro: “Corrida dos bichos”, da Bananeira Filmes, participante do Mercado de Coprodução, que será representado por Roberto Menezes Nunes Vitorinno; “Corpo elétrico”, de Marcelo Caetano, selecionado para o laboratório de roteiros Script Station; e “Até o caminho”, de David Pretto, participante do Talent Project Market.
Interessados em solicitar apoio à participação em outros
eventos internacionais contemplados pelo programa
podem fazê-lo por meio do
Sistema de Apoio Internacional
. Para mais informações, acesse o
regulamento
na
página do programa
.