Notícias
Programa da Agência concede apoios diversos a filmes selecionados para 90 festivais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior
ANCINE apoia a participação de filmes e projetos brasileiros em eventos na França, Portugal, África do Sul e Uruguai
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE está ajudando a viabilizar a presença de um total de nove filmes e projetos brasileiros em quatro eventos internacionais de cinema na França, Portugal, África do Sul e Uruguai nos próximos dias. Parte da política da Agência para a promoção do cinema brasileiro no mercado internacional, o programa concede apoios a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior.
Dois filmes selecionados para o 36º Festival Internacional de Cinema de Durban , que acontece de 16 a 26 de julho, na África do Sul, seguirão para o país com o apoio da ANCINE: "Cidade de Deus - 10 anos depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal; e "A história da eternidade", de Camilo Cavalcante que fazem parte da programação da mostra Focus Brasil. A mostra exibe ainda outros longas-metragens brasileiros como "Casa grande", de Fellipe Barbosa; "Ela volta a quinta", de André Novais Oliveira; e "Branco sai, preto fica", de Adirley Queirós. Confira a programação do Festival de Durban aqui .
O curta-metragem "Command Action", de João Paulo Miranda Maria, selecionado para a competição principal do 23º Curtas Vila do Conde , de 4 a 12 de julho, em Portugal, também poderá contar com o auxílio do programa da ANCINE para viabilizar sua participação no evento. A mostra competitiva inclui também o filme "A Copa do Mundo no Recife", de Kleber Mendonça Filho.
No Uruguai, três obras selecionadas para a seção Meetings do DocMontevideo , espaço dedicado a encontros entre produtores e representantes de emissoras e agentes de venda para a comercialização de conteúdo para TV, receberão apoio financeiro do programa da ANCINE: "O último poema", de Mirela Kruel; "O Prólogo", de Gabriel F. Marinho; e ""O verde está do outro lado", de Daniel A. Rubio. O programa apoia ainda a presença dos projetos "Comida Imigrante", de Ester Fér; e "Ofício de Mãe", de Carolina Benjamin; que participam de apresentações (pitchings) no evento. O DocMontevideo acontece de 22 a 31 de julho, na capital uruguaia.
Finalizando a lista, a ANCINE está apoiando também a participação do projeto de longa-metragem documentário "Agontimé", de Larissa Figueiredo, no Fid Lab , a plataforma de coproduções internacionais do Festival Internacional de Cinema de Marselha , que realiza sua 26ª edição, na cidade francesa.
Saiba mais sobre o Programa de Apoio da ANCINE
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A - concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B - envio de cópia e apoio financeiro; e C - envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa .
O programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 90 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 31 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da ANCINE. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br .