Notícias
Inscrições até 22 de agosto.
8º DocBsAs terá prêmio brasileiro de dois mil euros
8º DocBsAs terá prêmio brasileiro de dois mil euros
Por intermédio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), o Brasil oferecerá o Prêmio Mercosul, no valor de ¿ 2 mil (dois mil euros), ao melhor projeto de documentário experimental proveniente de países do mercado comum, entre os participantes do Fórum de Produção Documental - 8° DocBsAs, que acontece entre 20 e 24 de outubro de 2008, na capital argentina.
O fórum é dedicado à produção independente de cinema documental da América Latina e esta é a primeira participação brasileira. O Prêmio Mercosul é uma das diversas premiações oferecidas pelo DocBsAs: na última edição foram oito, contemplando projetos e filmes.
Oficinas e ‘Pitch’
A SAv/MinC convoca produtores brasileiros para apresentarem, até 22 de agosto (data de postagem), projetos de documentários para concorrer às cinco vagas brasileiras - de um total de 17 oferecidas - nas oficinas e ‘pitch ‘da oitava edição do DocBsAs.
Os projetos inscritos devem estar em etapa de desenvolvimento ou escritura do roteiro e contar com um potencial interesse internacional. Serão aceitos projetos que tenham filmagem parcial, mas em nenhum caso películas já finalizadas.
Na oficina de formação, com duração de três dias, os participantes terão contato com técnicas e idéias para apresentação dos projetos. Nas sessões de ‘pitch’, aspectos narrativos e estéticos dos projetos serão apresentados e discutidos com convidados internacionais.
A participação é gratuita e a organização arcará com o traslado e a estadia dos participantes. Os documentários que receberem prêmios do Fórum de Produção de Documentários terão sua première em território argentino no marco do DocBsAs, sem que isso prejudique sua exibição prévia fora da República Argentina.
Além do Brasil, participarão projetos da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador.
O Fórum
O DocBsAs realiza desde 2001 oficinas, sessões de ‘pitch’, encontros com os profissionais, mostras e retrospectivas. As oficinas são destinadas aos representantes de projetos selecionados e fechadas ao público; as demais atividades são abertas ao público em geral.
Os objetivos do DocBsAs são contribuir com a profissionalização da produção de documentários por meio de: estimular a criação e o desenvolvimento de projetos originais e com um potencial de projeção internacional; promover o estabelecimento de acordos de co-produção com produtoras estrangeiras; propiciar a criação de produtoras especializadas no cinema documental por meio das quais se possa assegurar um volume de produção crescente; permitir a desvinculação dos realizadores das tarefas de produção para aprofundar seu trabalho criativo; e, por último, favorecer a criação de um vínculo entre os realizadores e produtores latino-americanos e os principais fóruns, festivais de cinema e mercados internacionais.