Notícias
EVENTOS
Webinário discutirá normas sobre aeronaves leves esportivas no dia 10/5
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai reunir fabricantes, usuários, pilotos, mecânicos, centros de instrução e associações de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) para discutir o aprimoramento da regulação do setor.
O webinário ALE acontecerá no próximo dia 10 de maio, das 9h30 às 12h, pelo canal da ANAC no YouTube. O evento é mais uma iniciativa da Agência para melhorar a interação com os regulados e definir estratégias mais efetivas para setor.
Durante o webinário, serão compartilhadas informações sobre a atuação da ANAC e propostas de alterações normativas. O objetivo também é de colher sugestões e sanar dúvidas que existam entre os regulados.
Não é necessário fazer inscrição para acompanhar o webinário, mas quem quiser participar apresentando perguntas ou sugestões deverá se manifestar por meio da plataforma sli.do .
O webinário será dividido em três etapas. Haverá inicialmente apresentações feitas por gerentes e coordenadores da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) da Superintendência de Padrões Operacionais (SPO) e da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL) da Agência.
Em seguida, será aberto espaço para que integrantes do setor – usuários, pilotos, associações, fabricantes e mecânicos – possam apresentar suas dúvidas e sugestões. A última etapa será a fase de conclusões do webinário com propostas de encaminhamento para as próximas ações.
Roadmap
Em dezembro de 2023, a Agência lançou o projeto Roadmap ALE, um plano estratégico de regulação, com o objetivo de se aproximar dos usuários, fabricantes, escolas e associações de Aeronaves Leves Esportivas, fortalecendo o vínculo entre regulados e reguladora.
O webinário é uma das ações para aprimorar esse contato e adequar as normas às demandas do setor. Outra ação adotada foi a realização de uma pesquisa que buscou ouvir os regulados e identificar onde estão essas pessoas (região do País), suas necessidades e o nível de informação sobre o regulamento das ALE. As informações colhidas servirão de subsídio para a elaboração do plano estratégico para o setor e para montar uma base de dados, já que serão compiladas com dados de pesquisa anterior, realizada há três anos.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC