Notícias
TRANSPARÊNCIA
ANAC quer conhecer demandas do setor de Aeronaves Leves Esportivas
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) quer conhecer o público que fabrica, pilota, faz manutenção e é proprietário de aeronaves de pequeno porte, as chamadas Aeronaves Leves Esportivas (ALE).
Classificadas como especiais ou experimentais, as ALE seguem normas específicas e, apesar de não haver uma certificação, o cumprimento com as normas consensuais dos fabricantes é reconhecido pela ANAC. Desde 2011, as ALE fazem parte do rol de regulados da Agência.
O objetivo é ouvir o maior número de regulados – fabricantes, pilotos, proprietários de aeronaves, aeroclubes, associações, centros de instrução e organizações de manutenção – para conhecer as demandas, sugestões, nível de informação e de conhecimento do setor. Isso está sendo feito por meio de um questionário com 22 perguntas que busca identificar quem são essas pessoas, onde estão (região do país), quais são suas necessidades e o quanto elas conhecem o regulamento das ALE.
As respostas, que serão recebidas até o dia 26 de abril, servirão de subsídio para a elaboração de um plano estratégico para o setor (roadmap ALE) e para montar uma base de dados, já que serão compiladas com dados de pesquisa anterior, realizada há três anos.
A partir da análise das respostas, será possível traçar ações regulatórias mais efetivas, a exemplo de ações educativas e de capacitação. A ANAC quer, também, se aproximar mais dos usuários e integrantes dessa categoria e promover o desenvolvimento do setor. A expectativa é de que, pelo menos, 500 participantes respondam à pesquisa, entre pilotos, fabricantes, proprietários e associações.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC