Notícias
ANAC
Anac é vencedora do Prêmio Sobratt pelo segundo ano consecutivo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu o troféu de primeiro lugar no Prêmio Sobratt de Melhores Práticas em Teletrabalho pelo segundo ano consecutivo, na categoria órgãos públicos. O prêmio foi concedido pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho (Sobratt), no 3º Congresso Internacional de Teletrabalho, realizado em São Paulo (SP), nessa quinta-feira, 17 de outubro.
É a terceira vez que a Anac participa da premiação, que está em sua 4ª edição e prestigia empresas e organizações que utilizaram seus programas de teletrabalho para gerar benefícios para seus colaboradores, para a sociedade, para o meio ambiente e para si própria, integrando suas iniciativas ao planejamento estratégico da instituição.
De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Mariana Dalcanale, o Programa de Gestão por Desempenho (PGD), o Anac+, é um programa que tem como finalidade a melhoria da gestão e é baseado em confiança, autonomia e propósito. Além disso, o PGD da Anac permitiu à Agência uma economia financeira, melhor aproveitamento da força de trabalho, retenção de talentos e o não retrocesso diante da falta de pessoal e restrições orçamentárias.
Em sua apresentação, Mariana mostrou que por meio do Anac+ foi possível reduzir despesas administrativas em 42% comparado com o período pré-pandemia, e reduzir o absenteísmo em 74%, em comparação ao mesmo período, mantendo a excelência na entrega dos serviços públicos realizados pela Anac.
A Agência está entre as 15 primeiras instituições no ranking de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) e em 6º lugar em segurança operacional no ranking da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), braço da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao receber a premiação, Dalcanale, parabenizou em primeiro lugar a equipe de servidores da Anac e agradeceu ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) pelo apoio, e que, sem ele, o PGD não seria possível de ser realizado.
“É um trabalho feito a muitas mãos e consistentemente ao longo dos anos. Temos que vencer muitas resistências para mantermos um programa ousado como esse, e acho que casos como os que estão sendo reconhecidos aqui dão força para o ministério inovar no setor público. Toda inovação perpassa por acertos e erros, mas não podemos desistir diante da primeira barreira. Todo o resultado é fruto de cada servidor, de cada chefia e dos estagiários”, destacou Mariana.
Foram premiados também os seguintes órgãos públicos: empatado com a Anac em 1º lugar, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); em 2º lugar ficaram empatados, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e em 3º lugar, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.
Sobre a Sobratt
A Sociedade Brasileira de Teletrabalho é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999 pelo Professor Álvaro Augusto Araújo Melo. Tornou-se uma fonte para os temas do teletrabalho e sobre as diversas formas flexíveis de realização do trabalho no Brasil.
O objetivo da Sobratt é disseminar o conhecimento do mundo do trabalho à distância, especialmente o teletrabalho, desenvolvendo pessoas e organizações, de forma a influenciar na melhoria da condição social, política e econômica do país e na qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social da Anac