Notícias
Concurso
Anac dá início à posse dos aprovados em concurso público
A portaria de nomeação dos aprovados no concurso público de 2023 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi publicada nessa segunda-feira, 11 de novembro, no Diário Oficial da União. O documento nomeia 69 servidores para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil.
Os candidatos começaram a chegar na Agência para a realização da inspeção médica oficial e entrega de documentos. Após cumpridas as formalidades legais, eles se apresentarão para a posse e poderão entrar em exercício.
Para o novo servidor da Anac, Allef Rodrigues, o principal motivo de ter prestado o concurso foi o reconhecimento que a Anac tem pela excelência na regulação que exerce e pelo apoio que presta aos servidores. “Eu me sinto privilegiado de estar começando hoje e de ter sido recebido tão bem na Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS). Estou me sentindo em casa”, declarou.
A candidata aprovada Amanda de Almeida Ramos disse estar ansiosa para iniciar seu trabalho na Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos (SRA) da Anac. “Já tenho experiência com regulação, mas nunca tinha trabalhado especificamente com concessões aeroportuárias. Estudei bastante para o concurso. Valeu muito a pena e espero ser muito feliz e conseguir aproveitar as oportunidades aqui na Anac”, revela Amanda.
Para Leonardo Santiago, que já havia trabalhado em um aeroporto e se diz apaixonado pela aviação, o concurso foi a oportunidade que faltava para ele continuar a trabalhar no setor aéreo. “Estou sendo muito bem aceito aqui e feliz por ser mais um novo ‘Anaquiano’”, disse orgulhoso.
Lotado na Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), Sérgio Duarte também se orgulha de ingressar na Anac. “A recepção aqui não poderia ser melhor e estou muito orgulhoso de fazer parte dessa Agência, que é premiada e reconhecida como uma das melhores do mundo”.
A Anac planeja realizar outro concurso público em 2025 e já encaminhou ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a solicitação para abertura de um novo certame que oferecerá vagas para outros cargos na Agência.
Curso de formação
O curso de formação foi dividido em duas etapas: a primeira foi realizada na primeira quinzena do mês de agosto, com carga horária de 60 horas na modalidade de Ensino a Distância (EAD). A segunda etapa ocorreu na segunda quinzena de agosto, totalizando 100 horas de aulas presenciais.
Os candidatos se prepararam para a prova final, que foi aplicada no dia 1º de setembro, no Centro de Treinamento da Anac, em Brasília (DF). A convocação para a segunda chamada para a realização do curso de formação foi publicada no mês de julho, e foi a última etapa do concurso para o provimento de 70 vagas no cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, carreira de nível superior.
As vagas foram distribuídas em três áreas de atuação: 25 vagas para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero, 25 para engenheiros(as) e 20 para profissionais de qualquer segmento de formação.
Para compor o cadastro de reserva, foram classificados 246 candidatos ao todo. Os convocados foram lotados nas cidades do Distrito Federal, São José dos Campos e São Paulo. O resultado final foi divulgado no mês outubro e a nomeação dos servidores em 11 de novembro de 2024.
Assessoria de Comunicação Social da Anac