Notícias
AÇÃO FISCAL
Operação Parintins, da ANAC, busca orientar tripulantes e passageiros
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está presente no Festival de Parintins (AM) de 2023. Um grupo de 15 servidores distribuídos em sete equipes promoverá, entre esta quinta-feira, 29 de junho, e o próximo domingo, 2 de julho, ação de fiscalização educativa voltada para tripulantes e passageiros do transporte aéreo no Amazonas durante a festa popular do boi-bumbá, a maior do estado. A finalidade é orientar pilotos e turistas sobre as melhores práticas para que as operações aéreas ocorram em segurança.
Como suporte para a ação educativa, a ANAC produziu material de orientação aos tripulantes – com informações técnicas sobre o Aeródromo de Parintins e orientações de segurança para as operações aéreas na região – e dicas para uma viagem tranquila aos passageiros. A principal recomendação aos turistas que chegam para o Festival de Parintins por via aérea é ter atenção na contratação de um serviço de táxi-aéreo que seja certificado pela Agência.
Ao contratar um táxi-aéreo, é preciso conferir se a empresa possui autorização para funcionar ou se a aeronave a ser utilizada tem permissão para operar o serviço contratado.
O serviço de táxi-aéreo é fiscalizado pela ANAC e só pode ser oferecido por prestadores que cumpram os requisitos e as exigências de segurança adequados. É fácil e rápido checar se está tudo regular. Basta acessar o aplicativo Voe Seguro e informar a matrícula da aeronave ou o CNPJ do operador aéreo para verificar se há autorização para táxi-aéreo.
Três mil passageiros
Todos os anos, na última semana de junho, um grande número de pessoas se desloca para Parintins a fim de assistir à festa dos bois Garantido e Caprichoso, que disputam entre si quem faz a melhor apresentação ao público. Até domingo, 2 de julho, a festa do boi-bumbá amazonense deverá receber, pelo Aeródromo de Parintins, cerca de três mil passageiros via transporte aéreo, além de dezenas de aeronaves.
Em paralelo à ação de fiscalização educativa, a ANAC também realizará inspeções para verificação das operações da aviação geral no Amazonas.
Para a ANAC, seja vermelho (boi Garantido) ou azul (boi Caprichoso), o importante é que o passageiro torcedor faça uma viagem aérea tranquila e segura até Parintins.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC