Notícias
EVENTOS
Segunda parte do evento “Jornadas da Regulação Responsiva” será realizado no dia 20 de junho
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a International Air Transport Association (IATA) promoverão na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, a partir das 10h (horário de Brasília), o webinário “Jornadas da Regulação Responsiva – Parte 2: casos práticos”. O evento será moderado pelo especialista em regulação da ANAC, Mário José Dias, e contará com mensagem de abertura do diretor da Agência, Tiago Pereira.
Para a ocasião, foram convidados o Senior Manager Audit Standards, Beat Jung, e o Head Safety, Gabriel Acosta Cardenas, ambos da IATA, para apresentarem algumas práticas de colaboração entre a indústria e as autoridades de aviação na avaliação da maturidade do gerenciamento da segurança operacional. Durante o evento, os palestrantes também irão compartilhar a experiência da IATA em relação ao uso de dados para priorizar a mitigação de riscos e os avanços em abordagens de gestão mais baseadas em desempenho.
Aberta a todos os interessados, a transmissão poderá ser acompanhada pelo canal oficial da ANAC no YouTube, com opções de áudio no idioma original (inglês) ou de tradução simultânea para o português (clique nos links para acessar). Ao longo da apresentação, os espectadores também poderão enviar suas perguntas (em português ou em inglês) para os palestrantes, que poderão responder ao questionamento ao final do debate.
Os eventos com a marca “Jornadas da Regulação Responsiva” têm o objetivo de estimular o debate com o mercado e com a indústria aeronáutica sobre caminhos para uma regulação mais responsiva e colaborativa no setor aéreo brasileiro.
Para rever ou assistir ao primeiro webinário, que abordou princípios e boas práticas da Regulação Responsiva, entre no canal oficial da ANAC no YouTube. Os vídeos estão disponíveis no idioma original (inglês) e na tradução simultânea para o português (clique nos links para acessar).
Sobre o mediador Mário José Dias
Mário Dias é formado em engenharia elétrica, com especialização em engenharia aeronáutica. Na aviação, sua experiência profissional teve início na Embraer, onde atuou como engenheiro de desenvolvimento de produtos. Em 2010, ingressou na ANAC e passou a exercer atividades de certificação e fiscalização de operadores aéreos. Paralelamente, se envolveu com iniciativas de implementação do Programa de Segurança Operacional na Agência e com a avaliação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional desde 2011. Atua como assessor ao representante brasileiro no Painel de Gestão da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Também é certificado pela OACI para atuar como auditor do Universal Safety Oversight Audit Programme (USOAP) – Continuous Monitoring Approach. Nos últimos anos, também tem se dedicado à organização, disponibilização e análise de diferentes fontes de dados de interesse para a gestão da segurança operacional na Superintendência de Padrões Operacionais (SPO).
Sobre o palestrante Beat Jung
Beat é Senior Manager Audit Standards da IATA baseado em Montreal, há 4 anos dedicado ao programa IATA Operational Safety Audit (IOSA). Formado em ciências aeronáuticas, atua há mais de 25 anos na indústria da aviação com foco em operações de voo, operações de solo, qualidade e segurança. Por mais de 11 anos, atuou como auditor e instrutor do programa IOSA.
Sobre o palestrante Gabriel Acosta Cardenas
Gabriel Acosta é responsável pelos programas de segurança da IATA, identificando riscos de segurança e promovendo a redução de riscos para a indústria, trabalhando em conjunto com os membros da IATA, fabricantes, reguladores, organizações profissionais e a Organização da Aviação Civil Internacional. Uma parte fundamental dessa função é a gestão do IATA Accident Classification Task Force, um grupo único de partes interessadas do setor, que analisa, classifica e fornece recomendações de segurança para prevenir acidentes. Esse trabalho é também a base do documento emblemático da IATA, o IATA Annual Safety Report, em produção há 59 anos.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC