Notícias
Meio Ambiente
3ª edição do Webinário Aviação Sustentável: Saiba tudo o que aconteceu
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou, nesta terça-feira (16/8), a 3ª edição do Webinário Aviação Sustentável, sob o tema: ‘’Conceito de ESG e suas perspectivas de mercado’’.
O evento deu continuidade a uma série de webinários que a Agência vem promovendo, todos voltados ao tema “sustentabilidade no setor aéreo”, e contou com a participação da representante da XP Investimentos, Marcella Ungaretti, do secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, e dos diretores da ANAC.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da Agência, Juliano Noman, desejou boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de pautas sustentáveis na aviação: “O setor aéreo foi o primeiro setor de infraestrutura que fechou acordo global para a redução de emissões de carbono. Isso é mais uma prova do desenvolvimento do setor, sobretudo, com a sustentabilidade”.
O diretor-presidente também comentou que a Agência tem feito um árduo trabalho com a indústria em pautas sustentáveis e reforçou o compromisso da ANAC e do setor com a redução de emissões de gases poluentes. ‘’A ANAC foi a primeira a internalizar as recomendações da OACI. Já temos uma dinâmica estabelecida com as empresas aéreas de acompanhamento e colhimento de informações, para que a gente possa, de fato, ter as melhores iniciativas e acompanhar as emissões’’, reforçou o diretor.
Convidada pela Agência, a Head de Research ESG da XP Investimentos, Marcella Ungaretti, falou sobre os critérios de ESG no âmbito das empresas brasileiras. “Muito do nosso trabalho é monitorar e entender como essa implementação está sendo desenvolvida e em qual ritmo. As empresas que ainda não estiverem enxergando seus ideais dentro das perspectivas de ESG provavelmente ficarão para trás quando olharmos para o futuro”, disse ela.
Marcella destacou que as discussões de ESG são recentes no Brasil e que o conceito ganhou maior notoriedade no cenário pós pandemia: “Hoje, investimento em ESG é mais do que uma tendência. É uma realidade. No Brasil, a pauta vem evoluindo de forma acelerada”.
Prêmio SustentAr
O diretor da ANAC, Ricardo Catanant, e o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, entregaram as premiações do resultado dos operadores aéreos com as melhores classificações no projeto SustentAr, lançado pela ANAC em 2022 com o objetivo de incentivar a conduta dos regulados a iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação.
As empresas aéreas participantes concorreram nas categorias 121 (empresas de transporte aéreo regular, de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil - RBAC nº 121) e 135 (operadores de táxi aéreo que possuem especificação operativa de acordo com o RBAC nº 135).
Conheça, abaixo, os operadores aéreos premiados:
- Categoria 135 - Líder Aviação
- Categoria 121 - Azul Linhas Aéreas
A pontuação obtida por cada participante considerou o cumprimento de critérios específicos do projeto, os quais estavam organizados em cinco grupos relacionados à sustentabilidade em empresas aéreas: Gestão organizacional e educação ambiental; transição energética; eficiência operacional; emissões atmosféricas e recursos naturais.
Encerrando o evento, o diretor Rogério Benevides destacou a importância de o setor seguir motivando boas práticas ambientais, consistentes e concretas. ‘’Meio ambiente, consumo de combustível e atividades sociais são inerentes à aviação de primeiro mundo. Uma percepção eu tenho: a aviação no Brasil é verde’’, concluiu o diretor.
O webinário está disponível para visualização no canal oficial da ANAC, no YouTube. (clique no link para acessar)
Projeto SustentAr
O projeto SustentAr é um desdobramento do programa Aeroportos Sustentáveis, direcionado às empresas brasileiras de transporte aéreo. O objetivo é promover a adoção das melhores práticas de gestão ambiental, além de disseminar as iniciativas sustentáveis empregadas pelos operadores aéreos nacionais. A participação no programa é voluntária.
Saiba mais sobre o projeto SustentAr. (clique no link para acessar)