Notícias
Diretoria da ANAC com quórum completo na primeira REDIR do ano
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) voltou a funcionar com quadro completo de diretores desde 22 de janeiro, data de sua primeira Reunião Deliberativa (REDIR) realizada em 2020. Agora, além dos atuais Diretores José Ricardo Botelho (Diretor-Presidente), Juliano Noman e Ricardo Bezerra, os diretores substitutos Ricardo Catanant e Tiago Pereira também passaram a integrar a Diretoria Colegiada da Agência. A próxima REDIR está marcada para 4 de fevereiro.
Catanant e Pereira são servidores de carreira do Governo Federal e respondiam, respectivamente, pelas Superintendências de Serviços de Acompanhamento Aéreo (SAS) e Regulação Econômica de Aeroportos (SRA) da ANAC. Eles foram designados para os cargos na Diretoria Colegiada no dia 9 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro em lista tríplice de substituição da Agência. Além deles, o atual superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Rafael Botelho, assumirá um posto na Diretoria em caso de vacância.
O diretor Ricardo Catanant é advogado. Na ANAC, foi também titular da SRA, gerente de Normas e Projetos e Gerente-Geral de Outorgas de Serviços Aéreos. Antes, foi assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e assessor jurídico da Infraero. Atuou também como advogado contencioso na área de seguros e energia elétrica.
Economista, o diretor Tiago Pereira é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Na ANAC, foi Especialista em Regulação de Aviação Civil (2008-2011), assessor Especial da Presidência (2009-2011) e Superintendente de Planejamento Institucional (2012-2017). Antes, atuou como assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, técnico do Banco Central do Brasil (2006-2008) e professor da Universidade de Brasília (UnB).