Notícias
Evento foi realizado em São Paulo 28/11 a 1º/12
V Semana de Qualidade da Informação reúne 230 participantes
A V Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo, realizada pela ANAC de 28/11 a 1º/12, em São Paulo (SP), reuniu 230 participantes de empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no país.
“O evento tem se mostrado cada vez mais importante, extrapolando os objetivos inicialmente concebidos e se consolidando como fórum de discussões de alto nível sobre aviação civil”, declarou o Superintendente de Acompanhamento de Mercado da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant.
Essa edição do evento contou, pela primeira vez, com um painel inteiro dedicado a estudos acadêmicos de economia do transporte aéreo, conduzido por pesquisadores do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), no qual foram abordados temas como evolução e comportamento dos preços das passagens aéreas, efeitos da concorrência e da padronização de frotas e relação entre a logística de despacho de bagagens e os atrasos e cancelamentos de voos.
Para o Gerente da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC) da Agência, Cristian Vieira dos Reis, a colaboração de importantes instituições ligadas ao setor permitiu um intercâmbio qualificado de conhecimento e de visões entre o formulador de políticas públicas, a agência reguladora, a indústria e a academia. “A aprovação geral de 98% dos participantes em 2017 confirma a importância atribuída ao fórum para o aprimoramento das informações sobre o acompanhamento do mercado e dos serviços do transporte aéreo no país”, avalia Cristian Vieira dos Reis.
Os demais painéis do evento foram conduzidos por servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC) e da Gerência de Operações de Serviços Aéreos (GOPE), que debateram com os participantes os principais aspectos da remessa periódica, por parte das empresas aéreas, de dados econômico-financeiros, de tarifas aéreas, de estatísticas de voos, da autorização de voos e registro de serviços aéreos e do boletim de alteração de voo. Além de abordar a regulamentação vigente, os painéis trouxeram ao debate informações sobre as mudanças em curso nos sistemas de envio e recebimento dos dados e alterações propostas para os regulamentos.
De acordo com as respostas ao questionário que foi preenchido a cada painel, verificou-se que 89% dos participantes trabalham diretamente, participam ou gerenciam equipe responsável pelo assunto em sua empresa.
Perfil dos participantes – Entre os participantes, 19% trabalham com o assunto do painel há menos de um ano, e 5% entre um e dois anos. Quase um terço dos participantes (31%) participaram pela primeira vez da Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo. Do total, 66% trabalham em São Paulo e 12% no Rio de Janeiro.
O evento apresentou informações novas para 31% dos participantes e 65% já estavam familiarizados com o conteúdo, mas ainda assim consideraram o evento proveitoso. Para 88% dos participantes, o evento atendeu às expectativas. Outros 10% consideraram que o evento atendeu parcialmente.