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Sustentabilidade na Aviação Civil
Uma recomendação do Comitê de Proteção Ambiental para a Aviação Civil (CAEP - Committee on Aviation Environmental Protection), órgão da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) dedicado a assuntos de meio ambiente, poderá resultar na adoção de um padrão de certificação de aeronaves para redução das emissões de CO2. A medida foi apresentada no dia 8 de fevereiro de 2016, durante reunião em Montreal (Quebec, Canadá), e depende agora de aprovação pelo Conselho da OACI em reunião prevista para junho deste ano. Caso a proposta seja ratificada pelo Conselho Internacional, o padrão passará a ser adotado pelos Estados Membros da OACI — inclusive o Brasil.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou ativamente do processo de desenvolvimento do projeto no CAEP e dos subgrupos técnicos que realizaram as especificações e as análises de impactos ambientais, seguindo as diretrizes aprovadas pela Diretoria da Agência. O objetivo do novo padrão global é propiciar reduções das emissões de CO2 das aeronaves como um todo, considerando a combinação dos fatores estruturais, aerodinâmicos e de propulsão, e terá aplicabilidade a novos tipos de avião a partir de 2020 e a todos os demais aviões em produção a partir de 2023. Os aviões que não tenham condições técnicas de atender ao novo padrão terão sua fabricação interrompida em 2028.
O padrão de redução de emissões de CO2 foi projetado para ser mais severo com as aeronaves de peso máximo de decolagem acima de 60 toneladas, responsáveis por mais de 90% das emissões internacionais de CO2, além de terem mais potencial tecnológico de incorporação de tecnologias de redução de emissões.
Veja aqui mais detalhes sobre o novo padrão de CO2.